Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2592
Title: Compreender a importância da implementação de projetos de leitura por prazer, em contexto escolar, na formação de leitores voluntários
Authors: Barros, Lúcia Maria Fernandes Rodrigues
Vilar, Teresa Sofia Lopes Pereira
Keywords: Leitura
Fruição
Escola
Português
2.º Ciclo do Ensino Básico
Reading
Fruition
School
Portuguese
Lower secondary education
Issue Date: 10-Sep-2021
Abstract: O presente relatório apresenta o percurso pedagógico desenvolvido no contexto da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no âmbito do Mestrado de ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º ciclo do Ensino Básico. A PES envolveu uma experiência em dois ciclos do Ensino Básico. Inicialmente, será efetuado o enquadramento das duas intervenções realizadas, seguindo-se a apresentação do estudo de investigação, realizado numa turma do 5º ano, na disciplina de Português, que apresenta como objetivo principal “Compreender a importância da implementação de projetos de leitura por prazer, em contexto escolar, na formação de leitores voluntários.” De forma a responder à problemática, foram formulados dois objetivos específicos: Analisar a evolução das representações da leitura, por parte de um grupo de alunos de 5º ano, ao longo de um ano de implementação do projeto “Leituras Partilhadas”; Conhecer o impacto do projeto “Leituras Partilhadas” ao nível do desenvolvimento do gosto pela leitura, em alunos do 2º ciclo do ensino básico. Este estudo seguiu uma metodologia de cariz qualitativo, sob forma de estudo de caso, tendo tido como instrumentos de recolha de dados a observação direta, o inquérito por questionário, o diário e a entrevista. Ao longo da aplicação do projeto observámos uma evolução do papel da leitura no quotidiano dos alunos. Com base nos resultados obtidos, podemos concluir que além de exequível, a aplicação de um projeto de leitura em sala de aula tem impacto muito benéfico nos alunos quer a curto, quer a médio e longo prazo.
This report portrays the pedagogical route in the context of Supervised Teaching Practice (henceforth referred to as STP), developed within the Master’s in Primary Education and Portuguese and Portuguese History and Geography in Lower Secondary Education. The STP involved an experience/experiment in both educational institutions – primary and lower secondary. Firstly, a framework of the intervention will be provided, following the presentation of the investigation, carried out within a fifth-grade class, in the subject of Portuguese, whose main goal was to “understand the importance of implementing projects directed towards reading for leisure, within a school context, which aim to foster voluntary readers.” As a way to respond to the issue, two specific goals were outlined: analysing the evolution of the reading representations, by a group of fifth grade students, along the implementation of the “Shared Reading” project; understanding the impact of the “Shared Reading” project in the development of a taste for reading in primary and lower secondary education students. This study followed a qualitative methodology, in the form of a case study, and direct observation, survey, diary and interview were the data collection instruments used. Throughout the implementation of the project an evolution in the role that reading plays in students’ everyday lives was confirmed. Based on the results, it may also be concluded that, as well as viable, the application of such a project within the realm of classroom activities, has a highly beneficial impact on students in the short, medium and long term.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2592
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Teresa_Vilar.pdf2.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.