Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2593
Title: Promover a literacia da leitura : uma experiência na Educação Pré-Escolar
Authors: Aguiar, Ana Raquel Rodrigues da Costa
Araújo, Andreia Costa
Keywords: Literacia da leitura
Leitura de histórias
Educação pré-escolar
Reading literacy
Reading stories
Preschool education
Issue Date: 10-Sep-2021
Abstract: Este relatório demonstra o caminho realizado na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Associado a este percurso, realizou-se um pequeno trabalho de investigação, centrado no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, realizado num Jardim de Infância do distrito de Viana do Castelo, com um grupo de 25 crianças, entre os três e os seis anos de idade, tendo em consideração a importância de motivar as crianças para a leitura e a sua aprendizagem emergente. Neste sentido, nesta proposta que aqui se apresenta, dá-se particular ênfase à leitura de histórias e variados desafios a ela associadas, procurando incrementar a curiosidade pela leitura emergente. Assim, partiu-se da questão: De que forma a leitura de histórias e práticas associadas permitem o aumento da procura do livro, o interesse pela leitura e pela sua aprendizagem emergente? Para responder a tal questão, foram delineados os seguintes objetivos de investigação: i) Apresentar um conjunto de propostas, promovendo o contacto com o livro, o interesse pela leitura e pela sua aprendizagem emergente; ii) Analisar as reações das crianças às propostas apresentadas, tendo por base as suas representações sobre a importância de aprender a ler. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, um estudo de caso, dando a conhecer um conjunto de propostas, e o seu resultado, aplicado a um grupo de crianças, recorrendo-se à observação, ferramentas audiovisuais, entrevistas e documentos das crianças. Os resultados levam-nos a concluir que a leitura de histórias associada a pequenos desafios tem um impacto positivo e significativo no interesse das crianças pela leitura emergente.
This report demonstrates was developed during the Supervised Teaching Practice Unit of the Master's Degree in Pre-school Education. Associated with this path, a small research work was developed, focused on the domain of Oral Language and Written Approach, realised in a Kindergarten in the district of Viana do Castelo, with a group of 25 children, aged between three and six years old, taking into consideration the importance of motivating children to read and its emergent learning. In this sense, in this proposal that is presented here, there is a particular emphasis on the reading of stories and various challenges associated with it to increase the curiosity for emergent reading. The following question was posed: How can reading stories and associated practices increase the demand for books, the interest in reading and emergent learning? To answer this question, the following research objectives were outlined: i) To present a set of proposals, promoting the contact with books, the interest for reading and its emergent learning; ii) To analyse the children's reactions to the proposals presented, based on their representations about the importance of learning to read. This is a study of a qualitative nature, a case study, making known a set of proposals, and their outcome, applied to a group of children, using observation, audiovisual tools, interviews and children's documents. The results show that reading stories associated with small challenges has a positive and significant impact on children's interest in emergent reading.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2593
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andreia_Araujo.pdf2.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.