Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2598
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCeia, Luís-
dc.contributor.advisorVieira, Domingos-
dc.contributor.authorPires, Alexa da Cunha-
dc.date.accessioned2021-12-20T12:51:50Z-
dc.date.available2021-12-20T12:51:50Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2598-
dc.descriptionMestrado em Gestão das Organizações : Ramo de Gestão de Empresas (parceria com a APNOR) na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractA relevância que o mercado das tecnologias da informação alcançou ao longo dos anos, e a necessidade das empresas em criar novos Projetos de sucesso para se diferenciarem, deu enfase à área de Gestão de Projetos Digitais. Assim, a consciencialização para a melhoria constante na Gestão de Projetos e aumento da Qualidade de Produtos e Serviços despertou o interesse pelo Briefing como ferramenta de Gestão. Foi neste sentido que o estudo teórico-prático proposto surgiu, tendo como fundamento a revisão de literatura e participação num Estágio Curricular. O principal objetivo do estudo é analisar, testar e verificar a importância do Briefing como ferramenta de Gestão de Projetos de Produtos e Serviços Digitais. Sendo caracterizado como o primeiro e mais importante processo na Gestão de um Projeto, o Briefing tem como principal função gerar, armazenar e recolher Informações de Projeto, Contexto, Estratégicas e de Gestão. Neste sentido, provou-se que a utilização do Briefing é importante em qualquer Projeto, dado que contém informações relevantes para diversos propósitos, tornando o seu processo mais criterioso e orientando a Equipa Projeto para uma ação.pt_PT
dc.description.abstractLa relevancia que ha alcanzado el mercado de las tecnologías de la información a lo largo de los años y la necesidad de las empresas de crear nuevos Proyectos de éxito para diferenciarse, ha dado énfasis al área de Gestión de Proyectos Digitales. Así, la concienciación por la mejora constante en la Gestión de Proyectos y el aumento de la Calidad de los Productos y Servicios despertó el interés por el Briefing como herramienta de Gestión. En este sentido surgió el estudio teórico-práctico propuesto, basado en la revisión bibliográfica y en la participación en unas Prácticas Curriculares. El objetivo principal del estudio es analizar, probar y verificar la importancia del Briefing como herramienta de Gestión de Proyectos de Productos y Servicios Digitales. Caracterizado como el primer y más importante proceso en la Gestión de un Proyecto, el Briefing tiene como función principal generar, almacenar y recoger Información de Proyecto, Contexto, Estratégica y de Gestión. En este sentido, se comprobó que el uso del Briefing es importante en cualquier Proyecto, ya que contiene información relevante para varios propósitos, haciendo su proceso más juicioso y guiando al Equipo del Proyecto hacia una acción.pt_PT
dc.description.abstractThe relevance that the market of technologies of information has reached over the years, and the need for companies to create new successful Projects to differentiate themselves has emphasized the area of Digital Project Management. Thus, the awareness for the constant improvement in Project Management and the increase in Quality of Products and Services raised the interest for a Briefing as a Management tool. It was in this sense that the proposed theoretical and practical study emerged, based on the review of literature and participation in a Curricular Internship. The main objective of the study is to analyze, test, and verify the importance of the Briefing as a Project Management tool for Digital Products and Services. Being characterized as the first and most important process in the Management of a Project, the Briefing has as its main function to generate, store and collect Project, Context, Strategic, and Management Information. In this sense, it was proved that the use of the Briefing is important in any Project, since it contains relevant information for several purposes, making its process more judicious and guiding the Project Team towards action.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectGestão de projetospt_PT
dc.subjectBriefingpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento de produtos e serviçospt_PT
dc.subjectGestión de proyectospt_PT
dc.subjectDesarrollo de productos y serviciospt_PT
dc.subjectProject managementpt_PT
dc.subjectProduct and service developmentpt_PT
dc.titleO briefing como ferramenta do desenvolvimento de produtos e serviços digitaispt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão das Organizações : Ramo de Gestão de Empresaspt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineGestãopt_PT
dc.identifier.tid202830055pt_PT
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alexa_Pires.pdf3.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.