Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2599
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dc.contributor.advisorSoares, Liliana-
dc.contributor.advisorAparo, Ermanno-
dc.contributor.authorCosta, Maria de Fátima Faria-
dc.date.accessioned2021-12-20T15:05:51Z-
dc.date.available2021-12-20T15:05:51Z-
dc.date.issued2021-11-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2599-
dc.descriptionMestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractEsta investigação apropria-se do conceito de “transfert cultural” como ação transformadora de significado (APARO, 2010), abordando a passagem do contexto cultural do mobiliário português para o setor dos acessórios de moda. O estudo desenvolve um produto no âmbito dos acessórios de moda capaz de enaltecer o artesanato com uma nova identidade. O desenvolvimento projetual beneficia da particularidade que o Norte do país apresenta, especificamente, a forte presença de atividades produtivas de caráter artesanal nesta região. O processo criativo de ligação entre âmbitos produtivos distintos carateriza o projeto e compromete o designer a contribuir para a sua sobrevivência. Em termos metodológicos, esta investigação fundamentou-se numa metodologia mista, não intervencionista e intervencionista. Na fase não intervencionista, este estudo assentou na recolha e análise de conceitos teóricos e revisão literária, bem como na construção de casos de estudo que fundamentam a temática. Esta fase, fulcral, permitiu enunciar a hipótese de investigação. Na fase intervencionista desenvolveu-se uma investigação ativa, com trabalho de campo e uma fase de experimentação. A validação dos resultados foi alcançada por meio de entrevistas. Já numa fase final, seguiu-se a aplicação prática de projeto que comprovou a hipótese, respondeu às questões de investigação e elaboraram-se considerações finais para um estudo futuro. Com esta investigação pretende-se demonstrar que a sinergia entre empresas e artesãos situados na mesma região que a instituição de ensino pode fomentar a criação de uma rede de contactos e contribuir para a sustentabilidade. Esta ação, para além de contribuir para a dinamização das atividades produtivas envolvidas, possibilitará desencadear novas parcerias. De igual modo, este estudo revela que é possível obter um produto fruto da fusão de dois âmbitos distintos, identificando as semelhanças como uma oportunidade para enriquecer e contribuir para a preservação e a evolução da cultura de uma região.pt_PT
dc.description.abstractThis research appropriates the concept of “transfert cultural” as a transforming action of meaning (APARO, 2010), addressing the passage of the Portuguese furniture cultural context to the fashion accessories sector. This study develops a product related with fashion accessories that are able to enhancing the handicraft art with a new identity. The project development benefits from the particularity that the North of the country presents, specifically, the strong presence of productive activities of handicraft character in this region. The creative process of connection between distinct productive spheres characterizes the project and commits the designer to contribute to its survival. In methodological terms, this research was based on a mixed methodology, non-interventionist and interventionist. In the non- interventionist phase, this study was based on the gathering and analysis of theoretical concepts and literature review, as well as the assembly of case studies that authenticate the theme. This crucial phase allowed the enunciation of the research hypothesis. In the interventionist phase, an active investigation was developed, with fieldwork and an experimentation phase. The validation of the results was achieved through interviews. Ultimately, we proceeded to the practical application of the project, which proved the hypothesis, answered the research questions, and drafted the final considerations for a future study. With this research we intend to demonstrate that the synergy between companies and artisans located in the same region as the educational institution can foster the creation of a network and contribute to sustainability. This action, besides contributing to the dynamization of the productive activities involved, will also make it possible to prompt new partnerships. Likewise, this study reveals that it is possible to obtain a product resulting from the fusion of two distinct areas, identifying the similarities as an opportunity to enrich and contribute to the preservation and evolution of a region's culture.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectDesignpt_PT
dc.subjectAcessórios de modapt_PT
dc.subjectMobiliário portuguêspt_PT
dc.subjectTransferência culturalpt_PT
dc.subjectSistema de rede territorialpt_PT
dc.subjectFashion accessoriespt_PT
dc.subjectPortuguese furniturept_PT
dc.subjectCultural transferencept_PT
dc.subjectTerritorial network systempt_PT
dc.titleCultura do mobiliário português no design de acessórios de modapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestre em Design Integradopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineDesignpt_PT
dc.identifier.tid202830349pt_PT
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

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