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Title: A importância de brincar ao ar livre: um estudo com crianças do Pré-Escolar
Authors: Oliveira, Joana Maria Guimarães de
Oliveira, Catarina Sofia Ferreira de
Keywords: Educação Pré-Escolar
Brincar em espaços exteriores
Brincar na natureza
Brincadeiras arriscadas
Preschool education
Outdoor play
Playing in nature
Risky play
Issue Date: 25-Nov-2021
Abstract: O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do instituto Politécnico de Viana do Castelo. Atualmente, as crianças cada vez passam menos tempo a brincar ao ar livre e em contacto com a natureza. É bastante preocupante que as crianças de hoje tenham pouca relação com o ambiente natural, tendo poucas oportunidades para explorar livremente o mundo que as rodeia. Portanto, desenvolveu-se um estudo com um grupo de crianças do pré-escolar com quatro anos de idade e os seus respetivos pais, onde se procurou compreender as razões pelas quais crianças em idade pré-escolar não brincam mais tempo no meio exterior, especialmente em espaços naturais. Posto isto, foram formulados quatro objetivos que orientaram a investigação: (1) identificar as opiniões dos pais sobre o brincar dos seus filhos ao ar livre e na natureza; (2) identificar os principais motivos que levam crianças de 4 anos a não brincarem regularmente ao ar livre; (3) conhecer as perceções dos seus pais sobre o risco; (4) comparar as brincadeiras dos pais, quando eram crianças, com as dos filhos. A metodologia do estudo foi predominantemente qualitativa, interpretativa e descritiva, tendo os dados sido recolhidos através de observação participante, questionário, entrevista semiestruturada e registos fotográficos/audiovisuais. A análise dos resultados expôs que 47,83% das crianças tem oportunidade de brincar diariamente ao ar livre e apenas 8,69% brinca diariamente em espaços naturais. Os pais deste grupo de crianças na sua infância brincavam de forma diferente dos seus filhos e a maioria sem a supervisão de um adulto, apesar de agora indicarem que é obrigatório que os filhos brinquem no exterior com supervisão. A maioria dos pais tem a noção que o tempo que os seus filhos brincam em meio natural é insuficiente e que é importante correrem riscos. O principal risco apontado é o brincar com ferramentas perigosas.
This report was developed as part of the Supervised Teaching Practice (PES) course of the Master's Degree in Pre-school Education and in Primary School Education of the School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. Currently, children spend less time playing outdoors and in contact with nature. It is quite worrying that today's children have little relationship with the natural environment, having few opportunities to freely explore the nature world around them. Therefore, a research was developed with a group of four-year-old preschool children and their parents to understand the reasons why preschool children no longer play outdoors, especially in natural spaces. Four objectives were formulated to guide the research: (1) identify parents' views on their children's play outdoors and in nature; (2) identify the main reasons why 4-year-old children do not regularly play outdoors; (3) identify parents' perceptions of risk; (4) compare parents' play when they were children with their children's play. The methodology of the study was predominantly qualitative, interpretative, and descriptive, and data were collected through participant observation, questionnaire, semi-structured interview, and photographic/audio-visual records. The analysis of the results exposed that 47.83% of the children can play outdoors daily and only 8.69% play daily in natural spaces. Parents of this group of children in their childhood played differently from their children and most without adult supervision, although they indicate that it is mandatory for their children to play outside with supervision. Most parents are aware that the time their children play in nature is insufficient and that it is important to take risks. The main risk pointed out is playing with dangerous tools.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2611
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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