Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2612
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dc.contributor.advisorFernandes, Carlos-
dc.contributor.authorEsteves, Tiago Sampaio-
dc.date.accessioned2022-01-11T17:57:36Z-
dc.date.available2022-01-11T17:57:36Z-
dc.date.issued2021-11-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2612-
dc.descriptionMestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractCountry clubs, traduzido para clubes de campo, também conhecidos por resorts, adiante designado por clubes, estão usualmente, vocacionados para a prática de desporto, usualmente golfe e/ou ténis. Os jogadores tendem a ser membros desses clubes, geralmente, profissionais e/ou reformados. Em ambos os casos, estão sensibilizados para a necessidade de se manterem fisicamente ativos como forma de assegurar um estilo de vida mais saudável. Atualmente, as Administrações dos clubes de campo enfrentam desafios no que toca à mudança do consumo e expetativas dos seus membros. Para incentivar maior atividade desportiva, concentram-se na adaptação das condições das instalações desportivas e de melhorar as infraestruturas de apoio. Verifica-se que a melhor maneira de aumentar o interesse e procura de afiliação, fidelização e participação dos membros no seu clube é investir nos aspetos menos relacionados à prática desportiva e mais às componentes de socialização e da experiência do associado. Aspetos relacionados com a saúde, fitness e bem-estar e recreação mais inclusiva são consideradas as tendências mais identificadoras neste sector. Enquanto uns clubes se dedicam ao essencial, a gestão desportiva e socialização, já outros tem seguido uma orientação para o bem-estar, desdobrando esforços para enfatizar a questão da saúde. O futuro dos clubes depende da adaptação da sua gestão às novas necessidades e preferências dos seus associados. É objetivo deste estudo adquirir conhecimento sobre a gestão de clubes de campo nos EUA, no caso de estudo do Boca West Country Club, na Florida, EUA, e apresentar um conjunto de recomendações de boas práticas para o mesmo tipo de clubes em Portugal. Considerou-se pertinente conhecer a realidade dos clubes de campo em Portugal, antes da partida para o estágio. Assim, foi realizada uma pesquisa sobre o Castro Marim Golfe & Country Club, no Algarve, um dos mais conceituados clubes de campo no país.pt_PT
dc.description.abstractCountry clubs, also known as resorts, are generally geared towards sports practice, usually golf and/or tennis. Players tend to be members of these clubs, usually professional and/or retired. In both cases, they are aware of the need to remain physically active as a way to ensure a healthier lifestyle. Country club management faces challenges when it comes to changing the needs of its members. To encourage greater sporting activities, they focus on the conditions of the sport facilities and on improving supporting infrastructures. But the management of country clubs is increasingly recognizing that the best way to increase interest and demand for membership loyalti and participation of members in your club is to invest in aspects less related to sports and more in the experience of the club associated. Aspects related to health, fitness and well-being and more inclusive recreation are considered the most identifying characteristics in this sector in the next 20 years. While many country clubs are limited to being managed, essentialy, for the sports practice and providing socialization, others have adapted themselves to health and well-being, focusing their efforts on this orientation and rethinking their leisure offerings, emphasizing the health issue. The future of country clubs/resorts depends on adapting their management to the new needs and preferences of their members. The aim of this study is to acquire knowledge about country club management models in the USA, given its extensive experience, and to estabilish a set of good practices for the same type of resorts in Portugal. To get to know the reality in Portugal, before leaving for the internship, research was carried out on Castro Marim Golfe & Country Club, one of the most respected country clubs in the country.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectClube de campopt_PT
dc.subjectModelo de gestãopt_PT
dc.subjectEstratégiapt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.subjectServiçospt_PT
dc.subjectExperiênciapt_PT
dc.subjectCountry clubpt_PT
dc.subjectResortspt_PT
dc.subjectManagement modelspt_PT
dc.subjectStrategypt_PT
dc.subjectQualitypt_PT
dc.subjectServicespt_PT
dc.subjectExperiences.pt_PT
dc.titleA gestão de clubes de campo americanos : práticas recomendáveis para um mercado em crescimento em Portugalpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimentopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEstudos do turismopt_PT
dc.identifier.tid202855945pt_PT
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