Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2613
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFonseca, Lina Maria Dias da-
dc.contributor.advisorFernandes, Maria de Fátima Pereira de Sousa Lima-
dc.contributor.authorFerreira, Maria La Salete Vila Pouca-
dc.date.accessioned2022-01-12T11:55:26Z-
dc.date.available2022-01-12T11:55:26Z-
dc.date.issued2021-11-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2613-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório descreve um estudo que seria concretizado no decorrer do ano letivo 2019/2020, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB). Inicia-se com um enquadramento de duas intervenções educativas, sendo uma no pré-escolar e outra no 1.º CEB. Seguidamente, faz-se referência ao estudo que integra uma proposta pedagógica realizada no âmbito da matemática e da sustentabilidade. A proposta centrou-se na temática da importância da matemática na Educação para a Sustentabilidade, uma vez que o propósito era que os alunos, após resolverem um conjunto de tarefas, discutissem e refletissem sobre os resultados, tomassem consciência do impacto ambiental de algumas das suas escolhas (e das suas famílias), mais concretamente em relação aos materiais utilizados para embrulhar os lanches. Após esta reflexão, pretendia-se também que, em grande grupo, fossem encontradas soluções mais sustentáveis e estratégias para sensibilizar a comunidade escolar para as utilizar. Assim, definiram-se duas questões orientadoras para este estudo: Q1) Qual o contributo das tarefas matemáticas para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos sobre a necessidade de mudar hábitos e de encontrar alternativas mais sustentáveis? Q2) Como consciencializar alunos do 4.º ano de escolaridade para a necessidade da mudança de práticas, relativas ao embrulhar do lanche, para minimizar impacto ambiental? Que sugestões apresentam os alunos para a mudança? Devido à pandemia de Sars-Cov-2 e ao confinamento, o estudo não foi concretizado com alunos do 4.º ano. Neste estudo iria utilizar-se uma metodologia qualitativa e seguido o método da investigação-ação. Os dados seriam recolhidos através de observações, conversas e documentos, mais concretamente através das resoluções das tarefas propostas, discussões e reflexões. Este relatório finda com uma reflexão global sobre o percurso realizado.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report describes a study that was realized during the 2019/2020 academic year, within the scope of the Supervised Teaching Practice (STP) curricular unit, integrated in the Master's Degree in Pre-School Education and the Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. It begins with a framework of two educational interventions, being one in preschool and the other in the 1st Cycle of Basic Education (1.º CBE). Then, there is a reference to the study that integrates a pedagogical proposal carried out on the theme of mathematics and sustainability. The proposal focused on the theme of the importance of mathematics in Education for Sustainability, since our purpose was that the students, after solving a set of tasks, discussed, and reflected on the results, became aware of the environmental impact of some of their own choices (and their families), more specifically in relation to the materials used to wrap the snacks. After this reflection, it was also intended that, in a large group, more sustainable solutions and strategies were found to sensitize the school community to use them. Therefore, two guiding questions were defined for this study: Q1) What is the contribution of mathematical tasks to the development of students’ critical thinking about the need to change habits and find more sustainable alternatives? Q2) How to make 4th grade students aware of the need to change practices related to wrapping snacks, to minimize environmental impact? What suggestions do students have for change? Due to the Sars-CoV-2 pandemic and the confinement, the study was not carried out with 4th grade students. In this study a qualitative methodology followed by the action-research method would be used. The data would be collected through observations, conversations and documents, more specifically through the resolutions of the proposed tasks, discussions and reflections. This report ends with a global reflection on the path taken.pt_PT
dc.description.sponsorshipThis work is supported by national funds through FCT – Foundation for Science and Technology, I. P., in the context of the project PTDC/CED.EDG/32422/2017pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectPensamento críticopt_PT
dc.subjectEducação para o consumidorpt_PT
dc.subjectMathematicspt_PT
dc.subjectSustainabilitypt_PT
dc.subjectCritical thinkingpt_PT
dc.subjectConsumer educationpt_PT
dc.titleA Matemática e a Sustentabilidade : uma proposta pedagógica para o 4.º ano de escolaridadept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)pt_PT
dc.identifier.tid202857280pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Salete_Ferreira.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.