Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2615
Title: | Do Estado Novo à Democracia: Educação Histórica e Cidadania Global |
Authors: | Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia Ribeiro, Leonor Patrícia Verde |
Keywords: | História e Geografia de Portugal Liberdades individuais Direitos humanos Cidadania global Educação histórica History and Geography of Portugal Individual freedoms Human rights Global citizenship Historical education |
Issue Date: | 16-Dec-2021 |
Abstract: | O presente relatório descreve o percurso pedagógico realizado ao longo da
intervenção em contexto educativo no ano letivo 2020/2021 no âmbito da unidade
curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º
Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do
Ensino Básico.
A investigação teve como objetivos principais consciencializar os alunos para a
importância da liberdade que possuímos hoje em dia e mentalizá-los do valor da influência
de indivíduos do passado para a criação da sociedade atual, tendo como base o estudo da
Revolução de 25 de abril de 1974 e dos Direitos Humanos de forma a interligar e promover
a Cidadania Global.
Ao longo das sessões de intervenção, foram desenvolvidas atividades didáticas que
promovessem o interesse e o envolvimento dos participantes nas mesmas de maneira que
os alunos interiorizassem os conteúdos programáticos de forma mais divertida e
motivadora.
Como técnicas de recolha de dados, com base numa metodologia qualitativa,
recorreu-se ao inquérito por questionário, à observação direta e à recolha documental
produzida pelos participantes ao longo das sessões.
Feita a análise dos dados recolhidos, concluiu-se que a abordagem e discussão da
temática da Liberdade e dos Direitos Humanos proporcionou aos alunos a consciência da
importância de direitos fundamentais para permitir aos cidadãos viverem numa sociedade
mais igualitária e humana e planearem um futuro promissor. This report describes the pedagogical path carried out throughout the intervention in an educational context in the school year 2020/2021 within the curricular unit of Supervised Teaching Practice II, integrated in the Master's degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. The main objectives of the research were to raise students' awareness of the importance of the freedom we have today and to focus on the value of the influence of individuals of the past for the creation of today's society, based on the study of the Revolution of April 25, 1974 and human rights in order to interconnect and promote Global Citizenship. Throughout the intervention sessions, didactic activities were developed that promoted the interest and involvement of participants in them so that students internalized the program content in a more fun and motivating way. As data collection techniques, based on a qualitative methodology, the questionnaire survey, direct observation and documentary collection produced by the participants during the sessions were used. After analyzing the data collected, it was concluded that the approach and discussion of the theme of Freedom and Human Rights provided students with awareness of the importance of fundamental rights to enable citizens to live in a more egalitarian and humane society and plan for a promising future. |
Description: | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2615 |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Leonor_Ribeiro.pdf | 1.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.