Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2626
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAguiar, Ana Raquel Rodrigues da Costa-
dc.contributor.advisorFernandes, Maria de Fátima Pereira de Sousa Lima-
dc.contributor.authorLopes, Mafalda Morais Cardoso Amaral-
dc.date.accessioned2022-01-19T15:29:10Z-
dc.date.available2022-01-19T15:29:10Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2626-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), parte integrante do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Este estudo foi desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico, junto de uma turma de 3.º ano composta por 23 alunos. A Escola Básica está situada no Distrito de Viana do Castelo. Partindo do pressuposto de que as instituições educativas devem preparar cidadãos ativos, capazes de pensar e de se posicionarem perante os problemas atuais, este estudo procura compreender de que forma as tarefas de leitura associadas a temáticas da Educação para a Cidadania e Desenvolvimento permitem desenvolver o pensamento crítico (PC). Assim, e de modo a orientar e estruturar este estudo, foram formuladas três questões de investigação: 1) Que processos cognitivos manifestam os alunos na realização das tarefas propostas? 2) Que dificuldades manifestam os alunos no desenvolvimento das competências de PC associadas à aprendizagem da língua, envolvendo temáticas de Educação para Cidadania e Desenvolvimento? E 3) Em que medida as propostas no âmbito do processo de ensino-aprendizagem de Português, envolvendo temáticas de Educação para Cidadania e Desenvolvimento, promovem o PC do aluno? Assim, trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com design de estudo de caso, cuja recolha de dados foi efetuada através de documentos dos alunos, conversas e registos audiovisuais. Os resultados permitem concluir que o processo cognitivo recordar é o mais mobilizado pelos alunos, sendo que a grande maioria recorre e recorda a informação que já conhecia e aprende através da memória.pt_PT
dc.description.abstractThis report was developed during the Supervised Teaching Practice, integral discipline of the master’s degree of Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education, from the High School of Education of the Institute Polytechnic of Viana do Castelo in Portugal, in the second year of the master’s degree. This study was developed in the 1st cycle with a class of 3rd year students, composed by 23 elements. The Basic School is located in the district of Viana do Castelo. Assuming that the educational institutions must prepare active citizens, capable of thinking and take a stand on current issues, this study seeks to understand in what way the Reading tasks associated with thematics of Citizenship Education allows students to develop the critical thinking. So, in order to guide and structure this study, three questions of investigation were formulated: 1) What cognitive processes do student manifest in carrying out the proposed tasks? 2) What difficulties do students manifest in the development of PC skills associated with language learning, involving themes of Education for Citizenship and Development? 3) To what extent do proposals in the context of the teaching-learning process of Portuguese, involving themes of Education for Citizenship and Development, promote the critical thinking (CP) of the student? So, it is a study of a qualitative nature, with a case study design, whose data collection was carried out through student documents, conversations, and audiovisual recordings. The results allow us to conclude that the cognitive process most mobilized by students is remembering.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPortuguêspt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectPensamento críticopt_PT
dc.subjectCidadania globalpt_PT
dc.subjectPortuguesept_PT
dc.subjectReadingpt_PT
dc.subjectCritical Thinkingpt_PT
dc.subjectGlobal Citizenshippt_PT
dc.titleO Pensamento Crítico nas aprendizagens do Português: relato de uma experiência no 3º. ano de escolaridadept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)pt_PT
dc.identifier.tid202886395pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mafalda_Lopes.pdf3.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.