Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2635
Title: O contributo do feedback escrito para a aprendizagem através de uma Gallery Walk: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade
Authors: Barbosa, Ana Cristina Coelho
Santos, Catarina Sofia Gonçalves dos
Keywords: Aprendizagem
Geometria
Áreas de figuras planas
Feedback escrito
Gallery Walk
Learning
Geometry
Area
Written feedback
Gallery Walk
Issue Date: 21-Jan-2022
Abstract: Este relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do curso de Mestrado de Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Encontra-se dividido em três partes: a primeira diz respeito à caracterização dos contextos educativos nos quais decorreram as intervenções didáticas e à descrição dos percursos realizados nas diferentes áreas disciplinares; a segunda apresenta o estudo realizado no 2º CEB no âmbito da Matemática; e, a última, corresponde à reflexão final sobre a Prática de Ensino Supervisionada. O estudo reportado na segunda parte do relatório pretende compreender a influência do feedback escrito no desempenho dos alunos no âmbito de uma Gallery Walk numa perspetiva de avaliação por pares, tendo-se delineado as seguintes questões de investigação: (1) Como se caracteriza o desempenho dos alunos numa Gallery Walk, envolvendo a resolução de problemas de áreas de figuras planas?; (2) Que características tem o feedback escrito dado pelos alunos numa Gallery Walk?; (3) De que modo o feedback escrito influencia o desempenho dos alunos, aquando da implementação de uma Gallery Walk? De modo a dar resposta ao problema e às questões orientadoras, o presente estudo seguiu uma metodologia de investigação de natureza qualitativa com um design de estudo de caso, desenvolvido numa turma do 5º ano de escolaridade com 19 alunos. Como principais fontes de recolha de dados privilegiou-se a observação participante, o inquérito por questionário e por entrevista, as notas de campo os registos escritos e os registos audiovisuais. A análise dos dados permitiu concluir que, quando o emissor de feedback corresponde também a um aluno, recorre-se a diferentes tipologias de feedback, no entanto nem todos promovem a melhoria do desempenho do trabalho desenvolvido pelo recetor. Percebeu-se que o mais eficaz é o feedback centrado principalmente no conteúdo matemático emergente, recaindo principalmente no desempenho do aluno ao nível da resolução tarefa, do processo e do resultado. Verificou-se ainda que este feedback deve ser claro e simples de modo que o recetor compreenda claramente o que o emissor lhe pretende transmitir.
This report was developed within the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice, of the Master's Degree in Teaching of 1st Basic School and Mathematics and Natural Sciences in 2nd Basic School. It is divided into three parts: the first part is about the characterization of the educational contexts in which the didactic interventions took place and the description of the paths taken in the different subject areas; the second part presents the study carried out in 2nd CEB in Mathematics; and the last part corresponds to the final reflection on the Supervised Teaching Practice. The study reported in the second part of the report aims to understand the influence of written feedback on students' performance within a Gallery Walk in a peer review perspective, having outlined the following research questions: (1) How can we characterize the students' performance in a Gallery Walk, involving the resolution of problems about areas of plane figures? (2) What are the characteristics of the written feedback given by students in a Gallery Walk? In order to answer the problem and the guiding questions, this study followed a qualitative research methodology with a case study design, developed in a 5th grade class with 19 students. The main sources of data collection were participant observation, questionnaire and interview surveys, field notes, written and audiovisual records. Data analysis allowed us to conclude that, when the sender of feedback also corresponds to a student, different types of feedback are used, but not all of them promote the improvement of the performance of the work developed by the receiver. It was perceived that the most effective is the feedback focused mainly on the emerging mathematical content, focusing mainly on the student's performance in terms of task resolution, process and result. It was also found that this feedback should be clear and simple so that the receiver clearly understands what the sender intends to convey.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2635
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Catarina_Santos.pdf16.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.