Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2637
Title: Afirmar Braga como uma cidade “Instagramável” para o mercado jovem : desafios e propostas
Authors: Correia, Alexandra I.
Ferreira, Catarina de Freitas Martins
Keywords: Turismo
Marketing turístico
Segmento de mercado
Jovens
Redes
Sociais
Instagram
Tourism
Tourist marketing
Youth market
Young people
Media
Social
Issue Date: 26-Jul-2021
Abstract: O setor do turismo encontra-se em constante evolução e é crescente a vontade de descobrir sítios novos, também, por parte dos mais jovens. Por outro lado, a evolução do setor é também visível na forma como a informação é gerada pelos próprios clientes e/ou visitantes. Em particular, o mercado jovem, enquanto segmento, partilha, recomenda e promove conteúdo sobre destinos e experiências antes, durante e após as suas viagens, através de plataformas digitais, nomeadamente, as redes sociais, privilegiando o Instagram. Desta forma, os jovens são considerados como influenciadores nas redes sociais, contribuindo para a criação de informação e para a sua rápida divulgação. Neste contexto, o Instagram tem-se destacado enquanto plataforma utilizada pelo mercado mais jovem, através da partilha de fotografias consideradas cool de lugares específicos/cidades. Esta partilha de conteúdo, reações e recomendações nesta rede social, permite, por um lado, fazer perdurar momentos em fotografias únicas que, posteriormente, poderão gerar centenas de likes e seguidores, e, por outro, gerar o impulso de viajar para conhecer os locais fotografados. Deu-se o nome de Instagrammable Cities às cidades que são fortemente divulgadas nas redes sociais, em particular no Instagram, através de fotografias que incitam a vontade de visitar e conhecer o local divulgado. A importância das Instagrammable Cities para as cidades e empresas foi o mote para a realização do estágio no Centro de Juventude de Braga, devido ao seu potencial “instagramável” e ligação ao mercado jovem, mas também pela posição desta cidade ao nível turístico. O CJB tem como uma das suas estratégias a promoção da cidade de Braga através da inovação tecnológica que se faz sentir no Centro. Durante o estágio realizado pela autora, esta teve oportunidade de contribuir para tal com a criação de roteiros colocados nas ferramentas interativas do edifício. O envolvimento com os jovens é também de salientar, uma vez que o Centro procura intervir em projetos de cidadania, criatividade e empreendedorismo jovem, sendo esta uma das suas missões. O papel de destaque que a cidade de Braga tem vindo a conquistar, nos últimos anos, no âmbito turístico, deve-se ao seu número crescente de visitantes, bem como ao seu reconhecimento enquanto melhor destino europeu de 2021. Assim, considerando a crescente importância do Instagram para o mercado jovem e para a promoção dos destinos, a crescente notoriedade de Braga, o potencial da cidade do ponto de vista fotográfico e os objetivos do Centro de Juventude, bem como o estágio realizado, o presente trabalho tem como objetivo principal propostas que permitam vir a afirmar Braga como uma Cidade “Instagramável” junto do mercado jovem, De forma a responder aos objetivos do trabalho, inicialmente, foi desenvolvido, o enquadramento teórico, onde se procura perceber qual a importância do Instagram na promoção dos destinos e identificar, o conceito acima introduzido, Instagrammable Cities. De seguida, foi também realizada uma recolha de dados secundários, por forma a caracterizar a oferta e procura turística de Braga. Posteriormente, foi realizada uma entrevista semiestruturada ao responsável do Centro de Juventude. Por fim, foi desenvolvida uma análise de conteúdo a websites e páginas do Instagram. Dentro das propostas referidas no presente trabalho, são apresentadas duas propostas concretas que se espera que venham a ser implementadas pelo Centro de Juventude de Braga, no sentido de afirmar a cidade de Braga como uma cidade “instagramável”: a criação de roteiros e a criação de uma página no Instagram para a promoção dos roteiros e da própria cidade. Os pontos de paragem dos roteiros criados caracterizam-se pelo elemento fotográfico que se pretende destacar, como por exemplo, janelas ou portas de monumentos ou edifícios, jardins ou flores, arte urbana e negócios centenários bracarenses. Um roteiro, fora desta caracterização, foi ajustado para que acompanhantes ou famílias com crianças pequenas pudessem também participar, estando incluídas atividades para os mais novos sem que os mais velhos percam interesse no roteiro.
The tourism sector is constantly evolving and the desire to discover new places is growing, also, by the youngest people. On the other hand, the evolution of the sector is also visible in the way the information is generated by the customers and /or visitors themselves. In particular, the youth market, as a segment, shares, recommends and promotes content about destinations and experiences during and after its trips, privileging Instagram. In this way, young people are considered influencers in social networks, contributing to the creation of information and its quick dissemination. In this context, Instagram has stood out as a platform used by the younger market, through the sharing of photos considered cool from specific places/cities. From this sharing of content, reactions, and recommendations in this social network, to also make lasting moments in unique photographs that, later, may generate hundreds of likes and followers, the impulse to travel to know the photographed places arises. Instagrammable Cities was given the name to cities that are heavily publicized on social networks, particularly on Instagram, through photographs that incite the desire to visit and discover the site. The importance of Instagrammable Cities for cities and companies was the motto for the internship at the Braga Youth Center, due to its instagrammable potential and connection to youth, but also due to the city’s position in terms of tourism. The prominent role of Braga in the tourism sector in recent years is due to its growing number of visitors, as well as its recognition as the European Destinations in 2021. For this reason, it made perfect sense to identity the challenges of application of the concept mentioned in the city of Braga, such as presenting proposals, highlighting the instagrammable potential of the city as a city. To give answer to the aim and objectives, the methodology is divided into two parts, a theoretical background to contribute to the understanding of the importance of this social network to tourism, and a practical context with secondary data (tourism supply and demand) collection, an interview and a content analysis of websites and Instagram pages. Within the proposals mentioned in the present work, two viable solutions were found to transform the city of Braga into an Instagrammable city: the creation of an Instagram page for the city’s tourism promotion and the creation of itineraries, through which it seeks to encourage the use of the mentioned social network.
Description: Mestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2637
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

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