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Title: Gestão de processos de negócio : um caso de estudo de modelação de processos na área da logística
Authors: Gomes, Rui
Ribeiro, Jorge
Augusto, Florência Soares
Keywords: Business process management
Service-oriented architecture
Modelação de processos de negócio
Cadeia de Valor
Modelling business processes
Supply chain management
Issue Date: 20-Jan-2010
Abstract: No período económico conturbado que atravessamos, as empresas e os gestores enfrentam constantemente novos desafios, num ambiente de relações empresariais cada vez mais complexas e tensas, com crescentes pressões de competitividade e exigências de produtividade, eficácia e eficiência. Com a crise económica global, umas das piores que Portugal sofreu nos últimos trinta anos, as organizações orientam as suas preocupações, na redução dos seus custos operacionais e no aumento da sua competitividade através da optimização do seu negócio. Em termos operacionais, as empresas confrontam-se com a necessidade de olhar para a sua organização e para os seus processos de negócio, para alcançarem a agilidade, flexibilidade e capacidade de resposta exigidas pelos ambientes complexos e turbulentos em que se inserem. Nesta situação, e como muitas outras empresas portuguesas, encontra-se a empresa ACCO Brands Portuguesa, uma Pequena e Média Empresa - PME filial de um grupo americano, sediada em Arcos de Valdevez (Região Norte de Portugal), que com o agravamento da crise, teve necessidade de cortar radicalmente nos custos operacionais para fazer face ao decréscimo no volume das vendas. Foi levada a tomar medidas extremas de curto prazo como dispensar trabalhadores e reduzir o tempo de laboração por um período de seis meses. A direcção da empresa viu-se então confrontada com o dilema de como, com menos recursos, fazer o que é preciso para a sobrevivência e o desenvolvimento da empresa. Estas mudanças emergentes originaram que a reestruturação levada a cabo não conseguisse gerar consenso entre os membros da equipa de gestão devido a falta de definição da visão, da missão e dos objectivos estratégicos da organização, não sendo ultrapassadas as etapas que levam ao compromisso por parte dos todos: “Understand, Believe and Commit”, três palavras para resumir o sucesso de uma organização. Neste contexto e para fazer face aos desafios que a empresa enfrenta, torna-se premente encontrar uma metodologia que permita à empresa enredar num processo de mudança de forma estruturada, orientada aos processos para garantir flexibilidade e agilidade em termos operacionais. O Business Process Management – BPM ou Gestão dos Processos de Negócio está a ganhar cada vez mais importância como uma forma de ajudar as empresas a recuperar da crise, a inovar o negócio e a criar bases sólidas para o futuro. A gestão dos processos torna-se a chave para garantir o sucesso da organização, a sobrevivência da empresa, o que implica, de forma contínua e incremental, mapear e gerir os seus processos de negócio, viabilizando desta forma uma melhoria contínua. O âmbito deste trabalho situa-se no estudo e modelação de processos de negócio para a área da logística. O objectivo deste estudo é analisar o relacionamento entre o BPM e as Arquitecturas Orientadas aos Serviços - SOA para perceber qual a sua importância e o impacto que estas abordagens podem ter nas pequenas e médias empresas. É intenção do presente estudo, apreender as dificuldades na aplicação dos modelos e métodos que são geridos nas técnicas de modelação consideradas relevantes. O estudo focar-se- á nos processos relacionados com a área da logística de uma pequena e média empresa do concelho de Arcos de Valdevez, e pretende-se que este estudo seja exploratório, não procurando validar relações de causalidade nem verificar uma teoria. Pretende-se antes, identificar preocupações, dificuldades, hesitações na criação de modelos organizacionais no âmbito de abordagens BPM.
In the troubled economic times we are experiencing, companies and managers face constantly new challenges in an environment of business relationships increasingly complex and tense, with increasing competitive pressures and demands for productivity, efficiency and effectiveness. With the global economic crisis, one of the worst Portugal has suffered in the last thirty years, organizations are focusing their concerns on reducing their operating costs and increasing their competitiveness by optimizing their business. Operationally, companies are faced with the need to look at their organization and business processes to achieve agility, flexibility and responsiveness required by the complex and turbulent environments in which they operate. In this situation, and like many other Portuguese companies, is the company ACCO Brands Portuguesa, a Small and Medium Enterprise - SME subsidiary of an American group, based in Arcos de Valdevez (North of Portugal) that with the deepening crisis, felt the need to radically cut operating costs to cope with the decrease in sales volume. The company felt compelled to take extreme short-term measures such as layoff workers and reduce working time to a four days week for a period of six months. The direction of the firm was then faced with the dilemma of how to do, with fewer resources, the work required for the survival and development of the company. Due to these emerging changes and a lack of definition of the vision, mission and strategic goals of the organization, the restructuring carried out could not generate consensus among the management team members, not being able to overcome the steps that lead to everybody’s commitment: "Understand, Believe and Commit", three words to summarize the success of an organization. In this context and to meet the challenges the company faces, it is urgent to find a methodology that enables the company to tangle in a change process in a structured manner, focused on processes to ensure flexibility and agility in operational terms. Business Process Management - BPM is becoming increasingly important as a way to help businesses recover from the crisis, to innovate the business and create a solid foundation for the future. Process management becomes the key for ensuring the success of the organization, the organization’s survival that implies to map and manage, in a continuous and incremental way, their business processes, thus enabling a continuous improvement. The scope of this work lies in the study and modelling of business processes of the of logistics area. The purpose of this study is to analyze the relationship between BPM and Service Oriented Architectures - SOA to realize how important is the impact that these approaches can have on small and medium enterprises. It is the intention of this study to identify the difficulties in the implementation of models and methods that are managed in the modelling techniques considered relevant. The study focus will be on processes related to the area of logistics in a small and medium enterprise of Arcos de Valdevez, and it is intended that this study is exploratory, not trying to validate causal relationships or to verify a theory. Primary aim is to identify concerns, problems, and hesitations in the creation of organizational models within BPM approaches.
Description: Mestrado em Tecnologia e Gestão de Sistemas de Informação na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2662
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

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