Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2674
Title: A leitura de histórias na Educação Pré-Escolar: um contributo para a promoção da consciência ambiental
Authors: Aguiar, Ana Raquel Rodrigues da Costa
Alves, Cátia Rafaela Quintas da Silva
Keywords: Consciência ambiental
Educação para a cidadania
Literatura infantil
Educação Pré-Escolar
Environmental awareness
Citizenship education
Children's literature
Preschool Education
Issue Date: 24-Jan-2022
Abstract: O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Neste trabalho, são descritos os dois contextos educativos da PES e os percursos de intervenção educativa correspondentes. É também apresentado o breve trabalho de investigação levado a cabo com um grupo de crianças da Educação Pré-Escolar, centrado na importância da leitura e exploração de histórias como forma de promover a consciência ambiental. O estudo realizado partiu, então, da seguinte questão: de que modo a leitura de histórias na Educação Pré-Escolar promove competências ao nível da formação leitora emergente, contribuindo, simultaneamente, para o desenvolvimento de uma consciência ambiental? Para responder a esta questão, centramo-nos em três objetivos: 1) Apresentar um conjunto de abordagens que permitiram aliar o prazer da audição de histórias quer à promoção de competências ao nível da formação leitora emergente quer ao desenvolvimento de uma consciência ambiental; 2) Analisar as abordagens apresentadas, descrevendo de que forma contribuíram para promover quer competências ao nível da formação leitora emergente quer ao desenvolvimento de uma consciência ambiental; 3) Descrever as reações e as aprendizagens realizadas pelas crianças. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa com design de estudo de caso. Como métodos de recolha de dados, recorreu-se à observação participante, documentos produzidos pelas próprias crianças e meios audiovisuais. Os resultados demonstram que a intervenção realizada teve efeitos positivos nas crianças, sendo visível uma relação prazerosa com a leitura de histórias e uma preocupação crescente com as questões ambientais.
This report was prepared within the scope of Supervised Teaching Practice (PES), included in the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education at the Escola Superior de Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. In this work, there are two PES educational contexts and the corresponding educational intervention pathways. The brief research work carried out with a group of children from Pre-School Education is also presented, focusing on the importance of reading, and exploring stories to promote environmental awareness. The study carried out started, then, with the following question: in what way does reading stories in Pre-School Education promote competence in terms of training an emerging reader, while simultaneously contributing to the development of an environmental awareness? To answer this question, we focus on three objectives: 1) To present a set of approaches that allow the pleasure of listening to stories, both to the promotion of skills in terms of training an emerging reader and to the development of an environmental awareness; 2) Analyze the consequences at the level of training, describing how they contributed to promoting both skills at the level of emerging reader training and the development of an environmental awareness; 3) Describe children's reactions and learning. A qualitative methodology with case study design was used. As data collection methods, we used participant observation, documents produced by the children themselves and audiovisual media. The results demonstrate that the intervention carried out had positive effects on the children, with a visible pleasurable relationship with the reading of stories and a growing concern with environmental issues.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2674
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Catia_Alves.pdf25.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.