Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2675
Title: A Ilustração, o texto e a materialidade do livro infantil: compreender com imaginação o tema da diferença física
Authors: Almeida, Carlos Alberto dos Santos
Gonçalves, Ana Maria Nogueira
Keywords: Educar pela arte
Educação Pré-Escolar
Inclusão social
Literatura infantil
Educate through art
Preschool education
Social inclusion
Children's literature
Issue Date: 16-Dec-2021
Abstract: Ao educador de infância compete proporcionar um meio rico em experiências e em atividades pedagógicas estimulantes que premeiem o desenvolvimento emocional e social da criança. O livro surge em contexto pré-escolar como promotor e mediador num processo de conhecimento, reflexão e controlo emocional, capaz de potenciar a comunicação, a curiosidade, a partilha de vivências sociais e emocionais, e ainda de aprendizagens significativas como a mudança de comportamentos e atitudes face aos outros e em relação a si mesmo. Este trabalho de investigação teve por objetivo demonstrar a importância de uma intervenção pedagógica no processo de construção da aceitação da diferença – eu e os outros. Assim, por intermédio da Literatura Infantil para a idade pré-escolar, através da materialização do livro objeto como um todo apelativo (ilustração, texto narrativo e design editorial), pretendeu-se desencadear a reflexão moral para a adoção de comportamentos que promovem a harmonia social e anulam estereótipos. Em contexto educativo, decorreram onze sessões de atividade em torno da exploração do livro originalmente criado: Iguais de Ana Conde. As sessões dividem-se em três momentos: apresentação da história e do tema em vários formatos (físico e digital); atividades de exploração, reflexão e consolidação; atividades conclusivas e lúdicas. No início e no final das sessões, as crianças responderam a um questionário sobre comportamentos e atitudes, analisouse a alteração de respostas entre o primeiro e o último questionário, após a implementação das sessões de atividades. O questionário foi lido em voz alta às crianças que assinalaram facilmente a reposta pretendida (opções de resposta com letras maiúsculas e ícones de animais para serem facilmente entendidos pelas crianças). Verificou-se, de modo geral, após a exploração do livro infantil sobre a diferença visível aos olhos das crianças, que houve alteração comportamental ou a intenção/reflexão em modificarem as suas atitudes. A finalidade das diferentes atividades prendeu-se com a oportunidade das crianças compreenderem as diferenças entre os seus valores individuais e os valores que permeiam as atitudes sociais.
The kindergarten teacher is responsible for providing a rich environment in experiences and stimulating pedagogical activities that reward the child's emotional and social development. The book appears in a pre-school context as a promoter and mediator in a process of knowledge, reflection and emotional control, capable of enhancing communication, curiosity, sharing social and emotional experiences, as well as significant learning such as changing behavior and attitudes towards others and towards oneself. This research work aimed to demonstrate the importance of a pedagogical intervention in the process of building the acceptance of difference – me and others. Thus, through Children's Literature for preschoolers, through the materialization of the object book as an appealing whole (illustration, narrative text and editorial design), it was intended to trigger moral reflection for the adoption of behaviors that promote harmony social and nullify stereotypes. In an educational context, eleven activity sessions took place around the exploration of the book originally created: “Iguais de Ana Conde”. The sessions are divided into three stages: presentation of the story and theme in various formats (physical and digital); exploration, reflection and consolidation activities; conclusive and playful activities. At the beginning and at the end of the sessions, the children answered a questionnaire about behaviors and attitudes, and the change in answers between the first and the last questionnaire was analyzed, after the implementation of the activities sessions. The questionnaire was read aloud to the children who easily marked the intended answer (answer options with capital letters and animal icons to be easily understood by the children). It was found, in general, after exploring the children's book about the difference visible to the eyes of children, that there was a behavioral change or the intention/reflection to change their attitudes. The purpose of the different activities was related to the children's opportunity to understand the differences between their individual values and the values that permeate social attitudes.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2675
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Goncalves.pdf
  Until 2026-12-17
8.37 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.