Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2676
Title: Educação Artística em contexto não formal
Authors: Pontes, Adalgisa Castro Maia
Silva, Sandra Santos
Keywords: Educação artística
Educação não formal
Expressão plástica
Artistic education
Non-formal education
Plastic expression
Issue Date: 17-Dec-2021
Abstract: A Educação Artística em contexto não formal tem assumido maior relevância no contexto português nas últimas décadas, não só no contexto das instituições e associações culturais, mas também em grandes projetos junto da comunidade. Este estudo centrou-se no contexto não formal, junto de uma associação cultural do Alto Minho que nos últimos anos tem desenvolvido um trabalho singular e contínuo junto da sua comunidade na área Educação Artística. Neste contexto procurou-se conhecer as estratégias de ensino utilizadas na exploração da Expressão Plástica e identificar os fatores de motivação para que as crianças de 1º ciclo Educação Básica (EB) na Educação não formal optem pela Oficina das Artes. Tendo por base uma metodologia qualitativa, sedimentada no estudo de caso, participaram quarenta e nove crianças que frequentam a Oficina das Artes das Atividades de Tempos Livre (ATL). Os dados foram recolhidos a partir da técnica da observação, realizada nas Oficina das Artes da instituição, do questionário implementado às crianças do 1º Ciclo (EB) e da entrevista realizada à coordenadora pedagógica e a professora na Oficina das Artes. Verificou se neste estudo uma boa prática do ensino da arte com destaque para uma metodologia que prioriza a criança e suas preferências dando a elas a liberdade em escolher em qual oficina ira participar. O resultado é o interesse partindo da criança em frequentar e realizar as atividades propostas na oficina de arte.
Artistic Education in a non-formal context has assumed greater relevance in the Portuguese context in recent decades, not only in the context of cultural institutions and associations, but also in large projects with the community. This study focused on the non-formal context, with a cultural association of Alto Minho that in recent years has developed a unique and continuous work with its community in Artistic Education. In this context, we tried to know the teaching strategies used in the exploration of Plastic Expression and to identify the motivation factors for the children of 1st cycle Basic Education (EB) in Non-Formal Education to opt for the Arts Workshop. Based on a qualitative methodology, based on the case study, forty-nine children who attended the Arts Workshop of Free Time Activities (ATL) participated. The data were collected from the observation technique, carried out in the Arts Workshops of the institution, the questionnaire implemented to the children of the 1st Cycle (EB) and the interview carried out with the pedagogical coordinator and the teacher in the Arts Workshop. It was verified in this study a good practice of art teaching with emphasis on a methodology that prioritizes the child and his preferences giving them the freedom to choose in which workshop they will participate. The result is the child's interest in attending and carrying out the activities proposed in the art workshop.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2676
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sandra_Silva.pdf1.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.