Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2692
Title: Eficácia da publicidade em jogos
Other Titles: experiência do jogador e tipos de publicidade In-Game
Authors: Garcia, Jorge Manuel Esparteiro
Palha, José Luís Pinto Saltão
Keywords: Videojogos
Publicidade em Jogos
Eficiência
Tipos de publicidade
Experiência
Análise Descritiva
Videogames
Game Advertising
Efficiency
Ad types
Experience
Descriptive Analysis
Issue Date: 11-Mar-2022
Abstract: O mundo dos videojogos tem cada vez mais utilizadores, e hoje considera-se como uma alternativa à realidade existente. Os jogos online como o Second Life têm economias independentes com negócios independentes e existe um interesse crescente de criar experiências ricas com grandes níveis de presença, de forma a criar uma alternativa à realidade, onde se poderá trabalhar, estar com amigos, socializar e muito mais. Com esta nova era que poderá ser a verdadeira realidade virtual, e com agentes publicitários sempre tentando inovar a forma como transmitem as suas mensagens publicitárias, será necessário acompanhar o meio para também atingir novos consumidores. Esta integração da publicidade nos videojogos, porém não é recente, e a prática em si, tem-se tornado cada vez mais popular em jogos desportivos, de corrida de automóveis e muitos outros que contam já com presenças das marcas e de mensagens publicitárias. Este estudo pretende funcionar como um estudo introdutório à temática, propondo algumas questões referentes à influência da forma como a publicidade é inserida no jogo. Nesse sentido, foi desenvolvida uma investigação inicial descritiva de dados adquiridos, usando um jogo criado na plataforma Unity, especificamente para esta investigação. O jogo foi desenvolvido em 3 diferentes versões, em que cada uma integra as mensagens publicitárias de forma distinta. Posteriormente, foi feito um inquérito por questionário para avaliar a opinião dos inquiridos sobre o jogo, a eficácia da publicidade e a opinião dos jogadores quanto à prática de inserção de publicidade nos videojogos. Foi também analisada a influencia e a eficácia da publicidade dentro do jogo de forma a adquirir a opinião destes quanto à prática utilizada. A investigação descritiva indica de forma preliminar que a forma como a publicidade é integrada poderá influenciar a eficácia da publicidade dentro de um videojogo. Foi também possível perceber que embora a opinião seja em geral neutra, os inquiridos que têm como atividade de lazer habitual, o consumo de videojogos, têm uma retenção à publicidade dentro do jogo superior quando comparado com não jogadores. No final deste estudo são apresentadas as propostas e recomendações para futuras investigações envolvendo esta temática.
The world of video games has more and more users, and today it is considered as an alternative to the existing reality. Online games like Second Life have independent economies with independent businesses and there is a growing interest to create rich experiences with high levels of presence, in order to create an alternative to reality, where you can work, be with friends, socialize and much more. With this new era that could be true virtual reality, and with advertising agents always trying to innovate the way they convey their advertising messages, it will be necessary to keep up with the medium to also reach new consumers. This integration of advertising in video games is not recent, however, and the practice itself has become increasingly popular in sports games, car racing games and many others that already have the presence of brands and advertising messages. This study intends to work as an introductory study to the theme, proposing some questions regarding the influence of the way advertising is inserted in the game. In this sense, an initial descriptive investigation of acquired data was developed, using a game created on the Unity platform, specifically for this investigation. The game was developed in 3 different versions, in which each one integrates advertising messages in a distinct way. Subsequently, a questionnaire survey was conducted to assess the respondents' opinion about the game, the effectiveness of advertising and the players' opinion regarding the practice of inserting advertising in video games. The influence and effectiveness of in-game advertising was also analyzed in order and to acquire their opinion regarding the practice used. The descriptive research indicates preliminarily that the way advertising is integrated may influence the effectiveness of in-game advertising. It was also possible to perceive that although the opinion is generally neutral, the respondents that have as a habitual leisure activity the consumption of videogames have a higher retention to in-game advertising when compared with non-gamers. At the end of this study, proposals and recommendations for future research involving this theme are presented.
Description: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2692
Appears in Collections:ESCE - Dissertações de mestrado

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