Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2697
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Joana Maria Guimarães de-
dc.contributor.authorGomes, Carla Daniela Loureiro-
dc.date.accessioned2022-04-04T14:08:55Z-
dc.date.available2022-04-04T14:08:55Z-
dc.date.issued2013-02-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2697-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório final foi realizado no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada II, onde se desenvolveu uma investigação na área das Ciências da Natureza. A falta de motivação dos alunos para aprendizagem de determinados conteúdos programáticos revela-se um desafio a ter em consideração na planificação das aulas. Este trabalho de investigação, aplicado a uma turma do 5º ano de escolaridade, baseia-se na seguinte questão problema: Como poderá tornar-se o ensino do conteúdo programático da Classificação de Seres Vivos motivante para os alunos? O seu principal objetivo é a implementação de uma proposta didática, baseada na execução de jogos didáticos, captando a atenção e interesse dos alunos. Sendo um estudo de natureza mista, os resultados obtidos foram tratados segundo a análise estatística aliada com a análise de conteúdo. A fim de se conhecer as opiniões dos professores em relação à problemática de estudo, aplicou-se um questionário aos professores do 2º ciclo que lecionassem a disciplina. Para a deteção dos conhecimentos prévios dos alunos foi aplicado um questionário antes da implementação pedagógica. E, para se identificar o possível abandono de conceções alternativas, bem como a opinião dos alunos em relação à proposta didática foi aplicado um segundo questionário após a implementação. Pode afirmar-se, que através da análise dos dados obtidos, se atingiram os objetivos traçados para o estudo. Com a implementação dos jogos didáticos foi possível motivar os alunos para o conteúdo lecionado.pt_PT
dc.description.abstractThis final report was carried out during the Supervised Teaching Practice II, where a research was developed on Science of Nature’s content. The lack of motivation to learn certain syllabus proves to be a challenge to be taken into account when planning lessons. This research was applied to a 5th grade class based on the following question problem: How could teaching the syllabus of the Classification of Living Things become motivating for students? Its main goal is to implement a didactic proposal based on the execution of educational games capturing the attention and interest of students. As a study of a mixed nature the results obtained were treated by statistical analysis combined with content analysis. In order to know teachers’ opinions regarding the issue of study we’ve applied a questionnaire to teachers in the 2nd cycle lecturing the subject. For the assessment of students’ prior knowledge a questionnaire was used previously to pedagogical implementation. Likewise to identify the possible abandonment of alternative conceptions as well as the students' view regarding the didactic proposal a questionnaire was applied after implementation. Through the analysis of data obtained it can be said that the goals set for the study were achieved. The implementation of educational games allowed to motivate students to the syllabus content taught.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEnsino das ciênciaspt_PT
dc.subjectClassificação dos seres vivospt_PT
dc.subjectIdeias préviaspt_PT
dc.subjectMotivação na aprendizagempt_PT
dc.subjectJogos didácticospt_PT
dc.subjectScience teachingpt_PT
dc.subjectClassification of living thingspt_PT
dc.subjectPreconceived ideaspt_PT
dc.subjectMotivation in learningpt_PT
dc.subjectDidactic gamespt_PT
dc.titleClassificação dos seres vivos : uma aventura didática para o 5º ano de escolaridadept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclo)pt_PT
dc.identifier.tid202983226pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carla_Gomes.pdf5.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.