Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2698
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTrabulo, Francisco Manuel de Almeida-
dc.contributor.authorLima, Margarida Reis-
dc.date.accessioned2022-04-04T14:16:45Z-
dc.date.available2022-04-04T14:16:45Z-
dc.date.issued2021-12-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2698-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO tema deste estudo pretende relembrar a reciclagem de resíduos e valorizar o “lixo”, como material de uso escolar, para a Educação Artística – Artes Visuais. Criaram-se esculturas de animais, compostas com lixo da Escola (recolhido pelas turmas). Através dos trabalhos elaborados houve uma sensibilização, para conseguir a diminuição dos resíduos em contexto escolar e em casa. Estas peças foram produzidas com objetos em fim de vida: iogurtes, rolhas de cortiça, caixas de ovos, aparas dos lápis. Estes, são alguns dos elementos que conseguimos reconhecer quando observamos mais atentamente a peça (técnica da Assemblagem). Assim, utilizaram-se espécies de animais locais, espécies em vias de extinção, quase extintas ou em perigo. Com estes trabalhos, fizemos com que as pessoas se questionassem se os seus atos e hábitos consumistas teriam mais consciência ecológica e social. Para analisar as metas nesta turma, recorreu-se à metodologia de investigação-ação, sustentado numa investigação de natureza qualitativa. A investigação neste campo recorreu a diversos instrumentos de recolha de dados, privilegiando os questionários. O estudo realizou-se com alunos de uma turma do 1.º Ciclo, do Agrupamento de Escolas de Valdevez. No referido estudo estiveram envolvidos vinte alunos do 4.º ano e os respetivos encarregados de educação. Para se avaliar como decorreu a investigação, utilizaram-se inquéritos por questionário efetuados aos mesmos. Os resultados obtidos no presente estudo revelaram que os alunos e encarregados de educação, através da participação neste projeto, relembraram e adquiram mais conhecimentos sobre a reciclagem e a técnica da Assemblagem, valorizando-os e divulgando-os, desenvolveram hábitos e comportamentos ambientais e passaram a valorizar mais a Educação Ambiental e a Educação Artística. Neste estudo conclui-se que, por participarem nesta investigação, os alunos mostraram melhores atitudes e comportamentos ambientais e artísticos, favorecendo um espírito de grupo, de entreajuda e de partilha de saberes.pt_PT
dc.description.abstractThe subject of the study intends to value recicling and garbage as school object in Arts Education. We’ve made animal sculptures with garbage collected at school, by students. The purpose of these projects was to reduce domestic and school waste. These works were made with end-of-life objects, such as yoghurt and egg containers, corks and pencil shavings. These are some of the elements that we can identify when the piece is observed (assembly technic). The animals choose to the project were native and endangered species. After knowing our project people start questioning if their consuming habits had developed their ecological and social awareness. To analize the aim in this class, we appeal to the investigation-action method, supported by a qualitative investigation. The research was made by collecting data through questionnaires. The study took place at Agrupamento de Escolas de Valdevez with younger learners, from the 4th grade (nine-ten years old) and their parents. They had to fill in some questionnaires in order to evaluate the results of the data research. The results of the study show that the involvement in this project made students and parents recall and obtain further information, appreciating and spread the information about recicling and the Assembly technic, developing and getting into good environmental habits, valuating Environmental and Artistic Education. With this study, I came to the conclusion that students incresed their behaviour and environmental na artistic habits and favour the developmentof the team spirit, mutual help and share of knowledge.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectAssemblagempt_PT
dc.subjectEducação para a cidadaniapt_PT
dc.subjectEducação ambientalpt_PT
dc.subjectReciclagempt_PT
dc.subjectEducação Artísticapt_PT
dc.subjectAssembly technicpt_PT
dc.subjectEducation for citizenshippt_PT
dc.subjectEnvironmental educationpt_PT
dc.subjectRecyclingpt_PT
dc.subjectArt Educationpt_PT
dc.titleEducação Artística na promoção da Cidadania Ambiental no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Artísticapt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineArtes e Humanidadespt_PT
dc.identifier.tid202959570pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Margarida_Lima.pdf3.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.