Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2713
Title: A importância da abordagem da biodiversidade no 1.º CEB
Authors: Oliveira, Joana Maria Guimarães de
Soares, Raquel Alexandra Oliveira
Keywords: Biodiversidade
Seres vivos
1.º Ciclo do Ensino Básico
Biodiversity
Living beings
1st Cycle of Basic Education
Issue Date: 21-Mar-2022
Abstract: O presente estudo realizou-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e encontra-se dividido em três capítulos: Enquadramento da PES, Trabalho de Investigação e a Reflexão Global da PES. É de extrema importância a abordagem da biodiversidade nas escolas para a sensibilização das gerações futuras para a conservação e respeito por toda a natureza e seres vivos. Assim, definiram-se três objetivos que orientaram o trabalho investigativo: (i) identificar e analisar os conhecimentos dos alunos sobre a biodiversidade (antes e após a implementação das atividades); (ii) implementar atividades que permitam aos alunos explorar o conceito de biodiversidade e conhecer os seres vivos do meio local e (iii) analisar a pertinência das atividades implementadas com os alunos participantes deste estudo. Para tal, desenvolveu-se um estudo com quinze alunos do 1.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os seis e os sete anos, de uma escola de Viana do Castelo, onde se aplicou uma proposta didática constituída por quatro atividades que introduziram, desenvolveram e exploraram o conceito de Biodiversidade. A metodologia é de natureza qualitativa, tendo utilizado como métodos e instrumentos de recolha de dados a observação participante, questionários, grupos focais, análise documental, gravações de áudio, fotografias e desenhos dos alunos. No final da intervenção constatou-se uma evolução nas ideias dos alunos. No geral, os alunos conseguiram distinguir seres vivos de seres não vivos, identificar as cadeias alimentares, mas mantiveram algumas dificuldades em relação à correspondência entre seres vivos e os meios onde se deslocam. Após a saída de campo, os alunos conseguiram distinguir seres vivos de seres não vivos, identificar as cadeias alimentares, mas mantiveram algumas dificuldades em relação à correspondência entre seres vivos e os meios onde se deslocam. Após a saída de campo, os alunos conseguiram identificar mais seres vivos que habitam numa praia rochosa.
The present study was carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice (PES) curricular unit of the Mater’s Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education of the Higher School of Education of Viana do Castelo and is divided into three chapters: PES framework, Research work and the Global Reflection of PES. It is extremely important to approach biodiversity in schools to raise awereness of future generations for conservation and respect for all nature and living beings. So, three objetives were defined that guided the research work: (i) identify and analyze students knowledge about biodiversity (before and after the implementation of activities); (ii) implement activities that allow students to explore the concept of biodiversity and get to know the living beings of the local environment and (iii) analyse the relevance of the activities implemented with the students participating in this study. For such, a study was carried out with fifteen students of the 1st year of schooling, aged between six and seven years, from a school in Viana do Castelo, where a didactic proposal consisting of four activities that introduced, developed and explored the concept of Biodiversity was implemented. The methodology is qualitative, using as methods and instruments of data collection, the participant observation, questionnaires, focus groups, documents analysis, áudio recordings, photographs and student drawings. At the end of the intervention, it was observed an evolution in the students. In general, the students were able to distinguish living beings from non-living beings, identify food chains, but they had some difficulties in relation to the correspondence between living beings and the environments in which they move. After the field trip, the students were able to identify more living beings than live on a rocky beach.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2713
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raquel_Soares.pdf4.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.