Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2717
Title: A formação do Grupo Haktuir Ai-knanoik em Timor-Leste : Caminhos para a Educação Artística
Authors: Pontes, Adalgisa Castro Maia
Barbosa, Gabriela Maria Miranda
Rosário, Natércia Maia da Cruz do
Keywords: Educação artística
Tradição oral de Timor-Leste
Contar histórias
Haktuir Ai-knanoik
Performance
Arts education
Timor-Leste oral tradition
Storytelling
Haktuir Aiknanoik
Performance
Edukasaun artistika
Tradisaun orál Timor-Leste nian
Haktuir Aiknanoik
Performanse
Issue Date: 18-Mar-2022
Abstract: Esta dissertação assenta no estudo do grupo timorense Haktuir Ai-knanoik, focandose na arte de contar histórias, em contexto escolar, no âmbito da Educação Artística. Os objetivos da presente dissertação prendem-se com a promoção cultural da tradição de contar histórias, assim como compreender as intervenções educativas do referido grupo, face à importância da preservação da tradição oral, através da arte de contar histórias. Em Timor-Leste, nos últimos anos, a atividade de contar histórias tem diminuindo, podendo colocar em causa a tradição. Neste estudo, optou-se por uma metodologia de cariz qualitativo, considerado mais adequado para os objetivos definidos. A análise e interpretação dos dados facultou informações pertinentes sobre a importância da transmissão artística na modalidade oral, no ajustamento da construção identitária do país e das suas tradições. A análise de alguns estudos efetuados, das entrevistas semiestruturadas e dos questionários realizados ao grupo Haktuir Ai-knanoik, permitiram verificar que se deve fortalecer e enriquecer a arte de contar histórias em contexto escolar. Verificou-se ainda que o grupo Haktuir Ai-knanoik persiste em manter a tradição oral de contar histórias e tem trabalhado com várias instituições, destacando-se a Universidade Nacional de Timor Lorosa’e. Comprova-se a necessidade de promoção e recuperação da tradição oral nas escolas; observando-se vontade nas pessoas, principalmente de idade mais avançada, de incentivar grupos timorenses, especialmente as novas gerações, no fortalecimento e promoção desta tradição oral do ponto de vista não só simbólico, mas também da representação e integração nas escolas da tradição oral, especialmente na área da Educação Artística, através da tradição da arte de contar histórias. Neste estudo, conclui-se que o trabalho do grupo Haktuir Ai-knanoik revela-se de grande importância para o Ministério da Educação, dado o seu contributo na apresentação e realização de atividades relacionadas com as artes, no processo educativo das crianças e jovens timorenses. É extremamente significativo na salvaguarda e preservação da tradição oral.
This dissertation is based on the study of the Timorese group Haktuir Ai-knanoik, focusing on their storytelling art, in a school setting, within the range of Arts Education. The aims of this dissertation are related to the cultural promotion of the storytelling tradition, as well as the understanding of the group’s educational interventions, given the importance of preserving the oral tradition, through the art of storytelling. In Timor-Leste, in the past few years, the activity of storytelling has been decreasing, which may imperil tradition. In this study, the qualitative research method was used, viewed as the most adequate for the defined objectives. The analysis and interpretation of the data provided relevant information about the importance of artistic transmission in the orality modality, in the adjustment of the country's identity construction and its traditions. The analysis of some executed studies, the semi-structured interviews and the questionnaires implemented to the Haktuir Ai-kanoik group, granted the means to assure that the art of storytelling in a school context should be empowered and improved. It was also recognized that the Haktuir Aiknanoik group persists in maintaining the oral tradition of storytelling and this group has worked with numerous institutions, particularly the National University of Timor Lorosa'e. The requirement to promote and recover the oral tradition in schools is proved; noticing the enthusiasm of people, specially of the older aged people, to inspire Timorese groups, specifically the new generations, to reinforce and promote this oral tradition, from the symbolical perspective, but also in terms of oral tradition in school’s representation and integration, mainly in the Arts Education area, through the storytelling art tradition. In this study, it is determined that the Haktuir Ai-knanoik group’s work is essential for the Ministry of Education, given its contribution in the performance and execution of activities related to the arts, in the educational process of Timorese children and teenagers. It is extremely notable in conserving and preserving oral tradition.
Disertasaun ida ne’e koalia kona-ba grupu Haktuir Ai-knanoik iha Timor, foka ba arte kontar istória ou haktuir ai-knanoik, iha kontextu eskolár tuir ambitu Edukasaun Artistika nian. Objetivu sira husi disertasaun ne’e mak hanesan promosaun kultura tradisaun nian iha haktuir ai-knanoik no komprende nia intervensaun edukativa ne’ebé refere iha grupu ne’e rasik, fo mós importansia ba prezervasaun iha tradisaun orál liu husi arte haktuir aiknanoik ou konta istória. Iha tinan sira foin liu ba, Timor-Leste komesa lakon atividade husi arte haktuir aiknanoik no bele sai risku ba tradisaun. Iha estudu ida ne’e, hili metodu ho karakterístika kualitativu, no konsidera adekuada ba objetivu ne’ebé mak define ona. Analize no interpretasaun husi dadus sira ne’e fo’o informasaun pertinente kona-ba importánsia husi transmisaun artístika no modalidade orál sira, hodi ajusta ba konstrusaun identitária nasaun no mós tradisaun nian. Iha analize balun ba traballu ne’e mak, entrevista semiestruturada no mós kestionáriu sira ne’ebé mak realiza husi grupu Haktuir Ai-knanoik, sira permite hodi verifika katak tenki haburas no hariku arte haktuir ai-knanoik iha kontestu eskolár nian. Haré fila fali tan katak grupu Haktuir Ai-knanoik persiste no mantein tradisaun orál liu husi arte haktuir ai-knanoik i servisu hamutuk ho instituisaun oi-oin hanesan Universidadi Nasional Timor Lorosa’e nian. Komprova ona katak presiza promove no rekupera tradisaun orál iha eskola sira; observa ema nia vontade, liu-liu ferik no katuas sira atu insentiva grupu timor oan sira nian, espesialmente ba foin sa’e ou jerasaun foun sira, hodi haburas no promove tradisaun orál ida ne’e no laos deit iha simbolu, maibé zno integra tradisaun orál iha eskola sira, liu-liu iha área Edukasaun Artistika nian liu husi tradisaun arte haktuir ai-knanoik nian. Iha estudu ida ne’e, konklui katak traballu husi grupu Haktuir Ai-knanoik lori importánsia boot ida ba Ministeriu Edukasaun, ne’ebé mak fó nia kontribuisaun liu husi aprezentasaun no realizasaun atividade sira relasiona ho arte, iha prosesu edukativu ba labarik no juventude Timor oan . No iha signifikadu boot ba salvaguarda no prezerva tradisaun orál Timor nian.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2717
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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