Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2720
Title: Melhoria do Layout e gestão de fluxos de materiais na logística interna da TINTEX TEXTILES, SA
Authors: Silva, Ângela Maria Esteves da
Ferreira, Jéssica Sofia PIres
Keywords: Processos
Logística
Fluxos
Layout
Espaço de espera intermédia
Armazém
Processes
Logistics
Flows
Layout
Intermediate waiting space
Warehouse
Issue Date: 31-Mar-2022
Abstract: A logística é, no atual contexto económico, uma área científica muito importante para o desenvolvimento das empresas. Pode ser definida como a parte da cadeia de abastecimento encarregue de implementar, planear e controlar o fluxo e armazenamento de bens, bem como o fluxo de informação. Por este motivo é essencial ter um fluxo de material definido e um layout eficiente que facilite as expedições e receções, melhore os fluxos, aumentar a produtividade e reduza custos e desperdícios. O presente relatório de estágio fornece uma visão global das atividades realizadas ao longo do estágio na empresa TINTEX TEXTILES, SA, localizada em Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo. O documento inicia com o enquadramento teórico de vários conceitos essenciais para compreender o conteúdo do documento. Em seguida será apresentada uma descrição da empresa, qual a sua função, os seus departamentos e os seus desafios. Seguidamente será apresentada uma análise da situação atual da organização. Serão então identificados os aspetos que poderão ser melhorados na logística interna da empresa e serão descritas as eventuais sugestões de melhoria encontradas. Foram definidos como objetivos deste estágio, a melhoria/redução das áreas de espera intermédia e a organização do armazém. Para alcançar os objetivos propostos, realizou-se uma fase de análise e compreensão do funcionamento da organização, dos seus espaços de espera e da gestão dos stocks. Foram identificados como aspetos a melhorar, a necessidade de identificação dos espaços de espera, a falta de organização do armazém, a inexistência de um sistema de armazenamento e de um fluxo próprio no armazém, e a ausência de espaço definido e identificado para arrumar os carrinhos quando não estão a ser utilizados. Para dar respostas a estes problemas foram propostas sugestões de melhoria, como aplicação da gestão visual no armazém, foram propostos alguns cenários para a localização e organização das áreas de espera, foi elaborada uma proposta de organização do armazém com base na análise ABC, foram propostos métodos de determinação do stock de segurança para a malha mercerizada e foram também elaboradas propostas para a otimização do controlo na logística interna da empresa. Pretende-se com estas propostas que o fluxo de materiais seja mais eficiente.
Logistics is, in the current economic context, a very important scientific area for the development of companies. It can be described as the part of the supply chain in charge of implementing, planning and controlling the flow and storage of goods, as well as the flow of information. For this reason, it is essential to have a well-defined material flow and an efficient layout that facilitates shipping and receiving, improves flows, increases productivity and reduces costs and waste. This internship report provides a global overview of the activities performed during the internship at TINTEX TEXTILES, SA, located in Vila Nova de Cerveira, in the district of Viana do Castelo. The document begins with the theoretical framework of several concepts essential to understand the content of the document. Next will be presented a description of the company, what its function, departments and challenges are will be followed by an analysis of the organization's current situation. Then will be identified the aspects that could be improved in the company's internal logistics and will also be described any suggestions for improvement that were found. The objectives of this internship were defined as the improvement/reduction of the intermediate waiting areas and the organization of the warehouse. In order to achieve the proposed objectives, a phase of analysis and understanding of the organization's functioning, its waiting spaces and stock management was carried out. Aspects for improvement were identified as the need to identify waiting spaces, the lack of organization of the warehouse, the lack of a storage system and a proper flow in the warehouse, and the absence of a defined and identified space to store the carts. when not in use. In order to respond to these problems, suggestions for improvement were proposed, such as the application of visual management in the warehouse, some scenarios were proposed for the location and organization of waiting areas, a proposal for the organization of the warehouse based on the ABC analysis was methods for determining the safety stock for the mercerized network and proposals were also made to optimize the control in the company's internal logistics. It is intended with these proposals that the flow of materials is more efficient.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Logística (APNOR), apresentado na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2720
Appears in Collections:ESCE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ferreira_Jéssica_ 19025 ML.pdf2.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.