Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2722
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGarcia, Jorge Manuel Esparteiro-
dc.contributor.authorMatos, Bruno Coutinho de-
dc.date.accessioned2022-04-21T07:52:13Z-
dc.date.available2022-04-21T07:52:13Z-
dc.date.issued2022-04-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2722-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Marketing apresentada na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractNa atualidade, vivem-se dias de pandemia e confinamento. As empresas sentiram necessidade de se reinventar e adaptar ao momento atual. A Internet e as redes sociais desenvolveram-se e aumentaram substancialmente a sua atividade. Os utilizadores passam mais tempo nas redes sociais, efetuam mais compras online e sentem mais que nunca carência de informação e de visualizar conteúdos. Como tal, as empresas prestadoras de serviços online sentem a necessidade de estar presentes junto do seu público e comunicar as suas marcas, com conteúdos próprios de valor para os utilizadores. O content marketing é uma estratégia utilizada pelas marcas como forma de criar notoriedade nas redes sociais, aumentar relacionamentos com os seus públicos e transformar o modo como as empresas são vistas pelos clientes ao criar uma transparência e empatia entre cliente e marca. O principal objetivo deste projeto consiste na definição e implementação de uma estratégia de content marketing para as redes sociais, Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn, através de um plano trimestral de conteúdos na empresa prestadora de serviços de marketing, a Naive, para que a empresa aumente a notoriedade da marca e alcance um maior engagement nas suas publicações, de modo a obter um aumento de clientes e a fidelização dos clientes atuais. O presente trabalho englobou a realização de dois estudos empíricos. O primeiro de cariz qualitativo, que consiste numa entrevista exploratória ao CEO da marca, de forma a perceber os valores, a missão, a visão da empresa, conhecer os desafios do setor onde atua e os seus concorrentes, bem como identificar certas estratégias de conteúdo para as diferentes redes sociais utilizadas pela empresa. O segundo estudo empírico, de natureza quantitativa, baseia-se na realização online de um inquérito por questionário para avaliar a perceção e os hábitos dos indivíduos perante as redes sociais e os conteúdos oferecidos nas mesmas. Obtiveram se 200 respostas, que constituíram a amostra em estudo. Por último, foi desenvolvida a estratégia de conteúdo para a marca, que engloba o estudo dos diferentes concorrentes e como estes atuam nas suas redes sociais, os objetivos específicos para as diferentes redes sociais da empresa, as ações a desenvolver, os conteúdos a implementar, a calendarização destes e identificação das ferramentas que serão necessárias para otimizar e melhorar as redes sociais da empresa.pt_PT
dc.description.abstractNowadays, these are days of pandemic and confinement. Companies have felt the need to reinvent themselves and adapt to the present moment. The Internet and social networks have developed and increased their activity substantially. Users spend more time on social networks, shop more online, and feel more than ever a need for information and to view content. As such, companies providing online services feel the need to be present with their audience and communicate their brands, with their own content of value to users. Content marketing is a strategy used by brands as a way to create notoriety in social networks, increase relationships with their audiences and transform the way companies are seen by customers by creating transparency and empathy between customer and brand. The main objective of this project is to define and implement a content marketing strategy for the social networks Facebook, Instagram, Youtube and LinkedIn, through a quarterly content plan in the marketing services company Naive, so that the company achieves an increase in brand awareness and a greater engagement in its publications in order to obtain an increase in customers and the loyalty of current customers. This work consisted of two empirical studies. The first is qualitative, consisting of an exploratory interview with the CEO of the brand, in order to understand the values, mission, and vision of the company, to know the challenges of the sector where it operates and its competitors, as well as to identify certain content strategies for the different social networks used by the company. The second empirical study of a quantitative nature is based on the execution of a questionnaire survey to a sample of 200 individuals to assess their perceptions and habits regarding social networks and the content offered on social networks, to study the results. Finally, the content strategy for the brand was developed, which includes the study of the different competitors and how they act on their social networks, the specific objectives for the company's different social networks, the actions to be developed, the content to be implemented, their timing and identification of the tools that will be needed to optimize and improve the company's social networks.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectContent marketingpt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectEstratégiapt_PT
dc.subjectMarketing Digitalpt_PT
dc.subjectContent marketingpt_PT
dc.subjectSocial networkspt_PT
dc.subjectStrategypt_PT
dc.subjectDigital Marketingpt_PT
dc.titleDefinição e implementação de uma estratégia de content marketing: o caso da empresa Naive Marketingpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
dc.date.embargo2022-04-07-
dc.identifier.tid202993507pt_PT
Appears in Collections:ESCE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Matos_Bruno_MM_24342.pdf3.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.