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http://hdl.handle.net/20.500.11960/2723
Title: | Plano de Marketing Digital para a empresa Mar Ibérica |
Authors: | Garcia, Jorge Manuel Esparteiro Rodrigues, Liliana Filipa |
Keywords: | Plano de Marketing Digital Marketing Digital Marketing de Serviços Digital Marketing Plan Digital Marketing Services Marketing |
Issue Date: | 7-Apr-2022 |
Abstract: | A evolução do conceito de Marketing e da sua consequente definição tem
vindo a ser constantemente adaptada aos tempos e aos mercados.
Atualmente, o marketing digital assume um papel primordial na vida das
empresas, que devem estar presentes no meio digital e nas plataformas que
o consumidor utiliza.
A Mar Ibérica, empresa na qual foi desenvolvido este Plano de Marketing
Digital, pretende melhorar a sua presença e comunicação no meio digital, de
modo a obter um maior reconhecimento por parte dos consumidores. Para
tal, aplicou-se a metodologia qualitativa de estudo de caso, procedendo-se à
recolha e análise de dados, através de um Focus Group junto dos
stakeholders da empresa em questão. Procedeu-se ainda à recolha de dados
junto do público em geral, através de um inquérito por questionário divulgado
através das redes sociais.
Concluiu-se que o público-alvo da Mar Ibérica deverão ser as famílias
portuguesas e os jovens, sendo estes segmentos constituídos por indivíduos
que poderão deter necessidade de adquirir os produtos comercializados pela
empresa.
Para a formulação deste plano de marketing digital, foi realizada uma
análise interna, externa e uma análise SWOT que contém fatores internos e
externos. Também se recolheram dados junto dos stakeholders acerca da
empresa, clientes, produtos e estratégias de comunicação. Foram
identificados meios de comunicação digitais para integrar a estratégia,
nomeadamente o site, Facebook e Instagram.
Pretende-se com este Plano de Marketing Digital alcançar os objetivos
propostos, de modo a aumentar a notoriedade da marca, criar uma relação
de proximidade com os consumidores e melhorar a presença digital da
marca. The evolution of the Marketing concept and its consequent definition has been constantly adapted to the times and markets. Currently, digital marketing assumes a key role in the life of companies, which must be present in the digital environment and in the platforms that consumers use. Mar Ibérica, the company in which this Digital Marketing Plan was developed, intends to improve its presence and communication in the digital environment, in order to obtain greater recognition from consumers. To do this, the qualitative methodology of case study was applied, proceeding to the collection and analysis of data, through a focus group with the stakeholders of the company. Data was also collected from the general public through a questionnaire survey disseminated through social networks. It was concluded that the target audience of Mar Ibérica should be Portuguese families and young people, these segments consisting of individuals who may need to acquire the products sold by the company. For the formulation of this digital marketing plan, an internal and external analysis was carried out, as well as a SWOT analysis that contains internal and external factors. Data was also collected from stakeholders about the company, customers, products, and communication strategies. Digital media were identified to integrate the strategy, namely the website, Facebook, and Instagram. It is intended with this Digital Marketing Plan to achieve the proposed objectives in order to increase brand awareness, create a close relationship with consumers and improve the digital presence of the brand. |
Description: | Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2723 |
Appears in Collections: | ESCE - Dissertações de mestrado |
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