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Title: PLANO DE MARKETING SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Conferências do concelho de Viana do Castelo
Authors: Fonseca, Manuel José Serra da
Silva, Alice Cláudia Magalhães da
Keywords: Plano de marketing
Marketing Social
Marketing Religioso
SSVP
Conferência Vicentina
Voluntariado
Issue Date: 30-Mar-2022
Abstract: O marketing é uma área em constante evolução e está presente em todo o lado, podendo ir muito além do contexto empresarial. O marketing social utiliza as ferramentas do marketing para organizações sem fins lucrativos. Por conseguinte, o marketing religioso está cada vez a ganhar mais espaço e credibilidade, apesar de ocorrer lentamente. A divulgação da mensagem de Deus, das mais diversas formas, com o objetivo de atrair mais fiéis era e é marketing. Avaliar, identificar e entusiasmar o público alvo a realizar determinada ação é marketing. A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), fundada em 1833, chegou a Portugal vinte e seis anos mais tarde. Apesar de existir há mais de 160 anos no nosso país, a SSVP não é muito reconhecida. A principal observação recai sobre o lamento de não haver mais voluntários jovens. No entanto, a ajuda nunca deixa de ser prestada. Todavia, quantos mais apoios, quer de recursos humanos quer financeiros, existirem, mais pessoas conseguem auxiliar. Para o plano de marketing analisou-se cada uma das Conferências Vicentinas do concelho de Viana do Castelo e propuseram-se ações inovadoras para se alcançar os objetivos predefinidos: aumentar o número de voluntários; aumentar o volume de donativos; aumentar o número de pessoas assistidas; criar uma maior proximidade com quem é assistido; e aumentar a agilidade funcional das Vicentinas em geral e do concelho em particular. Realizaram-se dois estudos empíricos: entrevistas exploratórias e inquéritos por questionário. A maioria dos inquiridos do estudo já realizou voluntariado, porém foram apenas ações esporádicas, com um ano ou mais de intervalo. Os mais novos não se querem comprometer, nem adicionar novas atividades às suas agendas já atarefadas. Contudo, há vários estudos que provam que o simples ato de dar aumenta a felicidade, a saúde e a sensação de bem-estar.
Marketing is a constantly evolving area, present everywhere and can go far beyond the business context. Social marketing uses the tools of marketing for non-profit organizations. Therefore, religious marketing is increasingly gaining more space and credibility, although it occurs slowly. Spreading God's message in the most diverse ways with the aim of attracting more followers was and is marketing. To evaluate, identify and enthuse the target public to carry out a certain action is marketing. The Society of Saint Vincent de Paul founded in 1833 arrived in Portugal twenty-six years later. Despite existing for over 160 years in our country, SSVP isn’t so widely recognized. The main observation falls on the regret of not having younger volunteers. Help never fails to be forthcoming. However, the more support there is in terms of human and financial resources, the more people can be helped. For the Marketing Plan, each of the Vincentian Conferences in the municipality of Viana do Castelo was analyzed and innovative actions were created to achieve the pre-defined objectives: increase the number of volunteers; increase the volume of donations; increase the number of people assisted; create greater proximity with those who are assisted; and increase the functional agility of the Vincentian Conferences in general and in the municipality in particular. Two empirical studies were carried out: exploratory interviews and questionnaire surveys. Most of the respondents of the study have already done volunteering, however they were only sporadic actions, with a year or more apart. Younger people do not want to commit themselves or add new activities to their already busy schedules. However, there are several studies proving that the simple act of giving increases happiness, health and sense of well-being.
Description: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2724
Appears in Collections:ESCE - Dissertações de mestrado

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