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http://hdl.handle.net/20.500.11960/2725
Title: | A influência das redes sociais na tomada de decisão dos eleitores em Portugal |
Authors: | Garcia, Jorge Manuel Esparteiro Purificação, Patrícia Fernandes da |
Keywords: | Marketing Marketing Político Comunicação Política Marketing Digital Redes Socias Comunicação Política Online Eleitores Political Marketing Political Communication Digital Marketing Social Network, Online Political Communication electors |
Issue Date: | 1-Apr-2022 |
Abstract: | Nos dias de hoje, as redes sociais fazem inevitavelmente parte da vida
quotidiana das pessoas. Desta forma, a comunicação política também deve
passar pelos canais de comunicação digitais, em particular na social media.
Neles, é importante definir uma estratégia de marketing e comunicação digital
para captar novos eleitores e consecutivamente mais votos. Tal como nos canais
de comunicação offline, também no digital um dos pontos indispensáveis na
comunicação política, é a imagem do candidato. Esta deve mostrar um estilo
próprio e que diferencie o candidato dos seus oponentes.
O principal objetivo deste estudo é perceber a influência das redes sociais na
tomada de decisão de voto dos eleitores portugueses. Ao longo do estudo são
ainda analisadas diferentes perguntas de investigação de forma a analisar quais
as redes sociais mais utilizadas para acompanhar a campanha política online e
quais os critérios que influenciam a tomada de decisão de voto.
Para alcançar o objetivo principal e responder às perguntas de investigação
levantadas, foi efetuada uma pesquisa exploratória através de inquéritos por
questionário. Foram realizados três inquéritos com base nas eleições
presidenciais de 24 de janeiro de 2021. Os inquéritos foram distribuídos antes,
durante e após o final da campanha eleitoral, tendo sido inquiridas 106 pessoas
que responderam aos 3 inquéritos. Foi ainda utilizado o tipo de amostragem
probabilística, com duas técnicas distintas, a de cachos e a aleatória simples.
Com os resultados deste estudo, foi possível concluir que apenas 11% dos
inquiridos alterou a intenção de voto decorrente da comunicação política
efetuada pelos partidos políticos nas redes sociais durante esta campanha
eleitoral. A rede social mais utilizada pelos inquiridos foi o Facebook, sendo
também a que consideram mais segura e de confiança para acompanhar a
comunicação política nos meios de comunicação online. Nowadays, social media makes inevitably part of people’s daily life. Thus, Political communication should also go through digital communication channels, particularly social media. On them, it is important to define a marketing and communication strategy to attract new electors and, therefore, more votes. Such as offline communication channels, also on digital platforms, one of the main points of political communication is the image of the candidate. This image must show personal style from the candidate which will make a difference comparing to the opponents. The aim of this study is to understand the influence of social media on the vote decision process of the Portuguese electors. Throughout the study different research questions are analysed, to understand which social networks are used the most to follow up the online political campaign and which criteria influences the vote decision taking. To achieve the main purpose, and to answer to the research questions asked, an exploratory inquiry was done through survey by questionnaire. Three surveys were conducted based on the presidential elections of the 24th of January of 2021. The surveys were distributed before, during and after the electoral campaign, being inquired 106 people, who responded to the three surveys. Probability sampling was also used, with two distinct techniques, cluster, and random sampling. In conformity with the results of this study, it was possible to conclude that only 11% of the respondents changed their vote intention due to the political communication conducted by political parties during the electoral campaign. The social network used the most was Facebook, which is also considered to be the safest and most trustworthy to follow up with the political communication on online media. |
Description: | Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2725 |
Appears in Collections: | ESCE - Dissertações de mestrado |
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