Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2728
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dc.contributor.advisorOliveira, Joana Maria Guimarães de-
dc.contributor.advisorFerreira, Ana Margarida Alves-
dc.contributor.authorReis, Glória Daniela Malheiro dos-
dc.date.accessioned2022-04-27T10:41:23Z-
dc.date.available2022-04-27T10:41:23Z-
dc.date.issued2022-03-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2728-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, num jardim de infância do concelho de Viana do Castelo e está dividido em 3 partes. A parte I consiste na caraterização do contexto de pré-escolar e no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a parte II é constituída pelo trabalho de investigação e a parte III é a reflexão final. O trabalho investigativo do relatório final teve como objetivos principais (i) caraterizar os espaços exteriores do Jardim de Infância e (ii) conhecer as perceções de educadoras de infância sobre o seu potencial enquanto espaço de aprendizagem. Os participantes deste estudo foram 5 educadoras de infância e a perceção de observação de uma educadora estagiária. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram uma grelha de observação de espaços exteriores (Bento, 2020), assim como entrevistas semiestruturadas, individuais a educadoras de infância do jardim de infância onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. A Análise de dados foi a junção das observações utilizadas na grelha de observação e as entrevistas realizadas às educadoras de infância. Os resultados mostraram que o espaço exterior do jardim de infância onde decorreu esta investigação pode beneficiar de uma intervenção de forma a melhorar e alterar alguns dos seus espaços, estruturas e ligações entre o meio exterior e interior. Percebeu-se também que já foram feitas melhorias ao longo do tempo, no entanto, por falta de ajudas monetárias, o espaço ainda não se encontra totalmente finalizado, consoante as ideias das educadoras. Em suma, este estudo conclui que este espaço precisa de ser intervencionado para que seja um espaço totalmente adequado a esta faixa etária, criando momentos de maiores aprendizagem e autonomia.pt_PT
dc.description.abstractThis report was developed in the Supervised Teaching Practice inserted in the Master in Pre-School Education and Primary School Teaching at the Viana do Castelo School of Education, in a kindergarten in Viana of the Castle and is divided into 3 parts, with part I being the characterization of the pre-school context and in the context of the 1st cycle of basic education, part II is constituted by the research work and part III is the reflection Final. The investigative work of the final report had as main objectives (i) to characterize the outdoor spaces of the kindergarten and (ii) to understand the perceptions of kindergarten teachers about their potential as a learning space. The participants in this study were kindergarten teachers (female) and the perception of observation was a trainee educator. The data collection instruments used were an outdoor observation grid (Bento, 2020), as well as semi-structured individual interviews with kindergarten teachers, where the Supervised Teaching Practice took place. Data analysis was the combination of observations used in the observation grid and interviews carried out with kindergarten teachers. The results showed that the outdoor space of the kindergarten where this investigation took place can benefit from an intervention in order to improve and change some of its spaces, structures and connections between the exterior and interior environment. It was also noticed that improvements have been made over time, however, due to the lack of monetary support, the space is not yet fully finalized according to the educators' ideas. In short, this study concludes that this space needs to be intervened so that it is a space totally suitable for this age group, creating moments of greater learning and autonomy.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEspaço exteriorpt_PT
dc.subjectNaturezapt_PT
dc.subjectBrincar no exteriorpt_PT
dc.subjectElementos naturaispt_PT
dc.subjectOutdoor classroompt_PT
dc.subjectNaturept_PT
dc.subjectOutdoor playpt_PT
dc.subjectNatural elementspt_PT
dc.titleOs espaços exteriores como espaços de aprendizagem : Compreender o seu potencialpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)pt_PT
dc.identifier.tid202999998pt_PT
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