Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2742
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dc.contributor.advisorOliveira, Joana Maria Guimarães de-
dc.contributor.advisorSilva, Maria de La Salete Coelho da Rocha Pereira da-
dc.contributor.authorFaria, Andreia Sofia da Silva-
dc.date.accessioned2022-05-16T14:31:17Z-
dc.date.available2022-05-16T14:31:17Z-
dc.date.issued2022-03-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2742-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório final foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisiona (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Encontrase dividido em 3 capítulos, nomeadamente o enquadramento da PES, o trabalho de investigação e, por último, a reflexão sobre a PES. O trabalho investigativo intitula-se “Abordagem da Diversidade no EPE como Estratégia de Inclusão” e tem o intuito de promover uma reflexão sobre as questões de diversidade e da inclusão na Educação Pré-escolar. Neste âmbito, desenvolveu-se um estudo com um grupo de 21 crianças em idade Pré-Escolar de um jardim de infância do concelho de Viana do Castelo, que apresentava uma grande diversidade em relação à faixa etária e a nível cultural e linguístico. Com a finalidade de identificar o que significa “ser diferente” para um grupo de crianças em idade pré-escolar e promover a diversidade como uma riqueza, elaboraram-se as seguintes questões de investigação, “O que é para um grupo de crianças em idade Pré-escolar ser diferente? Quais são as caraterísticas que as crianças elegem como diferentes?” Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, interpretativo e descritivo com design de estudo de caso. A recolha de dados foi levada a cabo através de observação, registos audiovisuais, conversas com crianças, desenhos e um diário de bordo. Foram elaboradas e implementadas nove atividades. Os resultados permitiram concluir que as crianças souberam identificar caraterísticas específicas e comuns, compreendendo que todas eram semelhantes em alguns aspetos e diferentes noutros, não revelando estereótipos ou preconceitos associados a essas caraterísticas. Ao longo das atividades, demonstraram capacidade de olhar para a diversidade como uma forma de se conhecerem melhor.pt_PT
dc.description.abstractThis report was developed in the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice (STP) of the master’s degree in Pre-school Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Schooling of the Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. On the other hand, this report is divided into three chapters, namely the STP context, the research work, and finally, the reflection on the STP. The research work is entitled "Diversity Approach in Pre-school as an Inclusion Strategy" and aims to promote a reflection on the issues of diversity and inclusion in Pre- School Education. In this context, a study was developed with a group of 21 pre-school children from a kindergarten in the region of Viana do Castelo, which presented great cultural, linguistic and age diversity. In order to identify what "being different" means to a group of pre-school children and promote diversity as an enrichment, the following research questions were formulated: "What does it mean for a group of pre-school children to be different? What are the characteristics that children consider to be different?" This is a qualitative, interpretive, and descriptive study with a case study design. Data collection was carried out through observation, audio-visual recordings, conversations with children, drawings, and a logbook. It should be noted that nine activities were designed and implemented. The results allowed us to conclude that the children were able to identify specific and common characteristics, understanding that all of them were similar in some aspects and different in others, without revealing stereotypes or prejudices associated with those characteristics. Throughout the activities, they demonstrated an ability to look at diversity as a way of getting to know themselves better.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectDiversidadept_PT
dc.subjectIntegraçãopt_PT
dc.subjectEducação para o Desenvolvimentopt_PT
dc.subjectEducação para a Cidadania Globalpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectDiversitypt_PT
dc.subjectIntegrationpt_PT
dc.subjectDevelopment Educationpt_PT
dc.subjectGlobal Citizenship Educationpt_PT
dc.subjectPreschool Educationpt_PT
dc.titleAbordagem da diversidade na EPE como estratégia de inclusãopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)pt_PT
dc.identifier.tid203010590pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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