Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2748
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dc.contributor.advisorFernandes, Carlos-
dc.contributor.advisorGoretti, Silva-
dc.contributor.authorRodrigues, Guilherme Filipe Meira-
dc.date.accessioned2022-05-19T15:25:17Z-
dc.date.available2022-05-19T15:25:17Z-
dc.date.issued2022-04-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2748-
dc.descriptionMestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO turismo global estava em alta durante a era pré-pandemia. Mas, a pandemia COVID- 19 tem levado, sem precedentes, a proibições de deslocações, fecho de fronteiras e outras restrições que obriga a permanência em casa e, até, a quarentena. Consequentemente, estes fatores causam efeitos devastadores no turismo globalmente. O turismo praticamente paralisou. Ainda assim, os stakeholders do turismo estão empenhados em trabalhar em conjunto para superar estes tempos desafiadores e encontrar soluções para a retoma. Prevê-se que, na era pós-pandemia, os turistas continuem a procurar experiências com sentido, que fiquem registadas na memória, relacionadas ao património cultural imaterial local e regional, único, causando uma conexão entre o turista e o destino. Por sua vez, os destinos continuarão a concentrar-se em criar serviços e ofertas associados a essas experiências, dando corpo a produtos turísticos consistentes e apelativos para os visitantes, de perfil também renovado, ajustado ao efeito pandemia. Os percursos de peregrinação têm-se revelado particularmente importantes neste sentido, uma vez que englobam práticas culturais associadas à paisagem, cultura e tradições locais, espiritualidade e fé religiosa. Os Caminhos de Santiago destacam-se como um exemplo de referência. Como tal, os destinos devem identificar os fatores salientes que afetam as motivações e consumos dos peregrinos ao longo do percurso para identificar as alterações na procura que ocorrem e o seu efeito nos prestadores de serviços locais e outras entidades. A problemática desta investigação, além do conhecimento mais concreto do perfil do peregrino, é também a necessidade de explorar se, ou como, a pandemia está a mudar o motivo, comportamento e padrões de consumo dos peregrinos no Caminho Português da Costa, e os efeitos no sistema de turismo regional e no Caminho enquanto produto turístico. Dada a falta de pesquisa para estudar o consumo dos peregrinos durante a pandemia, a abordagem exploratória adotada neste estudo permite uma compreensão abrangente das tendências, que formam a base para pesquisas futuras. A investigação foi feita através de inquérito por questionário aos peregrinos aplicado presencialmente no período de julho a outubro de 2021, que resultou num total de 142 questionários. Os resultados mostraram que novas tendências estão a emergir, associadas ao alojamento escolhido pelos peregrinos, à forma como os peregrinos fazem o Caminho e ao consumo associado. Percebe-se uma maior preferência pela modalidade de alojamento local, os peregrinos fazem o Caminho acompanhados de menos pessoas e gastam menos dinheiro em restaurantes, tendo como motivações principais a espiritualidade e lazer.pt_PT
dc.description.abstractGlobal tourism was booming during the pre-pandemic era. But, the COVID-19 pandemic is leading to unprecedented travel bans, border closures and other restrictions on staying home and even quarantine. Consequently, these factors are having devastating effects on tourism globally. Tourism has virtually come to a standstill. Still, tourism stakeholders are committed to work together to overcome these challenging times and find solutions for recovery. It is anticipated that in the post-pandemic era, tourists will continue to seek meaningful experiences that are recorded in memory, related to unique local and regional intangible cultural heritage, causing a connection between the tourist and the destination. In turn, destinations will continue to focus on creating services and offers associated with these experiences, giving body to consistent and appealing tourism products for visitors, with a renewed profile also, adjusted to the pandemic effect. The pilgrimage routes have proved to be particularly important in this sense, since they encompass cultural practices associated with the landscape, local culture and traditions, spirituality and religious faith. The Caminos de Santiago stands out as a reference example. As such, destinations must identify the salient factors that affect pilgrim motivations and consumption along the route to identify the changes in demand that occur and their effect on local service providers and other entities. The problematic of this research, in addition to more concrete knowledge of the profile, is also the need to explore whether, or how, the pandemic is changing the motive, behaviour and consumption patterns of pilgrims on the Portuguese Coastal Path, and the effects on the regional tourism system and the Path as a tourism product. Given the lack of research to study pilgrim consumption during the pandemic, the exploratory approach adopted in this study allows for a comprehensive understanding of trends, which form the basis for future research. The research was done through a survey to pilgrims in the form of a questionnaire during July to October of 2021, which resulted in a total of 142 questionnaires. The results showed that new trends are emerging, associated with the accommodation chosen by pilgrims, the way pilgrims do the Camino and the associated consumption. A greater preference for Bed & Breakfast is perceived, pilgrims do the Camino accompanied by fewer people and spend less money in restaurants, their main motivations being spirituality and leisure.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPandemiapt_PT
dc.subjectCaminho Português da Costapt_PT
dc.subjectConsumopt_PT
dc.subjectPeregrinospt_PT
dc.subjectTuristaspt_PT
dc.subjectPandemicpt_PT
dc.subjectPortuguese Coastal Waypt_PT
dc.subjectConsumptionpt_PT
dc.subjectPilgrimspt_PT
dc.subjectTouristspt_PT
dc.titleEstudo da dinâmica da procura do Caminho Português da Costa em contexto de pandemiapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em turismo, Inovação e Desenvolvimentopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEstudos do Turismopt_PT
dc.identifier.tid203012720pt_PT
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

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