Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2759
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarbosa, Gabriela Maria Miranda-
dc.contributor.authorBarbosa, Alexandra de Fátima Silva-
dc.date.accessioned2022-06-17T15:45:24Z-
dc.date.available2022-06-17T15:45:24Z-
dc.date.issued2022-04-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2759-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório integrou-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, no curso de Mestrado em Ensino do 1.º ciclo e 2.º ciclo de Português e História e Geografia de Portugal. A primeira parte desta dissertação engloba as caraterizações dos contextos educativos, nos quais se realizaram os estágios, e a descrição referente aos percursos educativos em cada uma das áreas curriculares. A segunda parte desenvolve a caraterização do estudo e na terceira parte insere-se a reflexão final alusiva à Prática de Ensino Supervisionada. O estudo inserido na segunda parte deste estudo reporta a identificação das práticas de leitura de alunos do 2.º ciclo com ligação à Biblioteca Escolar, os seus hábitos de leitura e preferências assim como a possível relação com o papel do professor de português. Definidos os pressupostos, delinearam-se as questões de investigação, a saber: Quais os livros requisitados pelos alunos?; Que razões levam os alunos a requisitar livros na Biblioteca Escolar?; e Qual a relação entre a requisição de livros requisitados e os documentos de referência? Por forma a dar resposta às questões acima citadas, o presente estudo norteou-se por uma metodologia de natureza qualitativa. Como instrumentos de recolha de dados optou-se por questionários, entrevistas e dados relativos às requisições de alunos da turma e de algumas escolas da região norte. No que concerne aos participantes, inserem-se os alunos da turma na qual o estágio se realizou; a professora cooperante; e alguns professores bibliotecários. Durante a análise de dados foi possível determinar que os alunos requisitam mais livros para leitura autónoma comparativamente com livros de leitura obrigatória, ficou clara a influência do professor de português na formação de leitores, foi possível depreender quais os livros prediletos dos alunos e ainda compreender as razões pelas quais os alunos requisitam livros na biblioteca escolar.pt_PT
dc.description.abstractThis report is part of the curriculum of supervised teaching within the Master’s Degree of Primary Education course of Portuguese Language, History & Geography. The first part of this dissertation contextualizes where the internships took place, and describes the educational resources available in each of the curricular areas; the second part describes the study; and the third part is a reflection on the supervised teaching practice. The study identifies fifth and sixth year student’s school library reading practices, habits, and preferences, and how the student’s Portuguese teacher influenced their choices. After defining assumptions, the following research questions were posed: What books are students borrowing? What are the reasons that lead students to borrow books from the school library? What is the relationship between the borrowed books and the refence documents?In order to answer the aforementioned questions, the study centred on a qualitative methodology. Data was collected in the form of interviews, questionnaires, and library records from schools in northern Portugal. The participants of the study were the students of the interning teachers, the cooperating teacher, and several librarian teachers. Data analysis revealed the following insights: students borrowed more books for autonomous reading than for compulsory reading; it was possible to infer the influence of the Portuguese teacher on reader’s choices; student’s favourite books; and the reasons why students borrow books from the school library.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectBiblioteca Escolarpt_PT
dc.subjectEducação literáriapt_PT
dc.subjectRBEpt_PT
dc.subjectFormação de leitorespt_PT
dc.subjectReadingpt_PT
dc.subjectSchool Librarypt_PT
dc.subjectLiterary educationpt_PT
dc.subjectSchool library networkpt_PT
dc.subjectReader trainingpt_PT
dc.titleUma viagem pelas leituras dos alunos do 2.º Ciclo: O recurso à biblioteca escolarpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclos)pt_PT
dc.identifier.tid203025741pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alexandra_Barbosa.pdf3.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.