Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2761
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Bruno André Ferreira da-
dc.contributor.advisorCamões, João Miguel Vieira-
dc.contributor.authorOliveira, Diogo Daniel Pereira de-
dc.date.accessioned2022-06-23T15:31:03Z-
dc.date.available2022-06-23T15:31:03Z-
dc.date.issued2022-05-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2761-
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em Treino Desportivo, na Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.pt_PT
dc.description.abstractO estágio foi realizado na cadeia de ginásios Move Better, especializados na performance desportiva de atletas, bem como a vertente de bem-estar da população em geral. A integração na equipa permitiu-me visualizar e testar conhecimentos adquiridos na área do treino desportivo, com foco na performance desportiva. No entanto, em sequência das imposições colocadas para o combate da pandemia da Covid-19 houve a necessidade de procurar alternativas para concretizar o processo de estágio. A solução encontrada em tempos adversos tem como resultado a realização de um estudo que teve como objetivo compreender a aplicabilidade de metodologias de monitorização entre um atleta treinado vs um atleta não treinado. Este estudo permitiu perceber a diferença entre os métodos utilizados nos diferentes atletas, tais como: Velocidade da Barra, aplicação de Questionários de Bem-estar, aplicação de escalas subjetivas de esforço e medição do Countermovement Jump com indicador de rendimento e fadiga. Em jeito de conclusão, a soma entre os conhecimentos adquiridos durante o primeiro ano de mestrado, com a integração na Move Better e culminando no estudo que idealizei para a origem deste relatório, permitiu-me melhorar as minhas capacidades como Treinador Desportivo, aplicar métodos lecionados e desenvolver características pessoais e profissionais que me permitem, hoje, desenvolver um trabalho de excelência na minha área de especialização.pt_PT
dc.description.abstractThe internship was carried out at the Move Better gym, specialized in sports performance of athletes, as well as the well-being of the general population. The incorporation in the Move Better team allowed me to visualize and test all my knowledge learnt in the sports training area, with a focus on sports performance. However, due to several requirements implemented to surpass Covid 19, the internship needed to be redirected. The alternative found to get through these last difficult times was to focus the study to understand the applicability of monitoring methodologies between a trained athlete vs an untrained one. Through this report it is possible to observe the difference between the methods applied on two different athletes, such as: Velocity-Based Training, application of Well-Being Questionnaires, application of subjective effort scales and measurement of the Countermovement Jump as performance and fatigue indicator. In conclusion, the knowledge acquired during the first year of Master degree, with the integration in Move Better team combined with the study that I am presenting now, allowed me to improve my skills as a Sports Coach and provide all necessary tools that allow me, today, to reach excellency level in my area of specialization.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectTreino desportivopt_PT
dc.subjectMonitorização do treinopt_PT
dc.subjectVelocity based trainingpt_PT
dc.titleDa performance ao resultado: um estudo de caso da aplicabilidade de metodologias de monitorização entre um atleta treinado vs atleta não treinadopt_PT
dc.title.alternativerelatório de estágiopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Treino Desportivopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineCiências do Desportopt_PT
dc.identifier.tid203025598pt_PT
Appears in Collections:ESDL - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diogo_Oliveira.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.