Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2762
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dc.contributor.advisorPinto, Ana Isabel de Sousa Ferreira-
dc.contributor.authorQuaresma, Cindy Belle da Silva-
dc.date.accessioned2022-07-12T11:47:54Z-
dc.date.available2022-07-12T11:47:54Z-
dc.date.issued2022-06-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2762-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal do 2.º ciclo do Ensino Básico. A prática educativa foi desenvolvida numa escola de 2.º ciclo no distrito de Viana do Castelo, numa turma do 5. º ano de escolaridade durante onze semanas. O projeto de investigação realizado centrou-se na disciplina de Português e incidiu em 22 alunos. O objetivo do estudo era perceber o contributo da intertextualidade na aprendizagem do Português e na melhoria de atitudes face a esta disciplina em alunos do 5.º ano de escolaridade. Para tal, foram definidas as seguintes questões de investigação: Como é que a intertextualidade favorece a aprendizagem do Português? A intertextualidade poderá influenciar atitudes face ao Português? Qual o grau de implicação dos alunos em tarefas geradas a partir de contextos intertextuais? O método de investigação utilizado foi o estudo de caso, incluído numa metodologia qualitativa, tendo em conta o problema e as questões do estudo. A recolha de dados foi feita através de observação naturalista e participante, de registos audiovisuais, de documentos dos alunos e de questionários. Para análise de dados foram definidas categorias e alguns indicadores que permitiram avaliar o envolvimento, a competência intertextual, a competência interpretativa e a competência escrita. Os resultados deste estudo revelaram que a intertextualidade parece favorecer o desenvolvimento de competências inerentes à aprendizagem do Português e também potenciar atitudes positivas face a esta disciplina. A par do trabalho de investigação está aqui, também, refletido todo o processo de intervenção educativa.pt_PT
dc.description.abstractThis report was achieved in the ambit of Supervised Teaching Practice II, of the Master’s degree in Teaching of the 1st cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd cycle of Basic Education. The training took place in a 2nd cycle school in the district of Viana do Castelo, in a 5th grade class during 11 weeks. The research project developed focused on the discipline of Portuguese and involved 22 students. The aim of the study was to perceive the contribution of intertextuality in learning Portuguese and in improving attitudes towards this discipline in 5th grade students. The following research questions were defined: How does intertextuality favor the learning of Portuguese? Can intertextuality influence attitudes towards Portuguese? What is the degree of involvement of students in tasks generated from intertextual contexts? The research method used was the case study, included in a qualitative methodology, taking into account the problem and the questions of the study. The data collection was done through naturalistic and participant observation, audiovisual records, student documents and questionnaires. For the analysis of the data, categories and some indicators were defined that allowed the assessment of involvement, intertextual competence, interpretative competence and written competence. The results of this study revealed that intertextuality seems to favor the development of competencies inherent to Portuguese learning and also encourage positive attitudes towards this discipline. Alongside the research work is also reflected here the whole process of educational intervention.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPortuguêspt_PT
dc.subjectEducação literáriapt_PT
dc.subjectIntertextualidadept_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectPortuguesept_PT
dc.subjectLiterary educationpt_PT
dc.subjectIntertextualitypt_PT
dc.subjectReadingpt_PT
dc.titleIntertextualizando : asas para voarpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclos)pt_PT
dc.identifier.tid203036573pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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