Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2792
Title: O balanced scorecard aplicado à empresa Valorminho : a sua aplicação na recolha de resíduos sólidos urbanos
Authors: Alves, Manuel Rui
Carpinteira, Ana Raquel Rebelo
Keywords: Qualidade
Objectivos estratégicos
Indicadores
Clientes
Melhoria contínua
Quality
Strategic objectives
Clients
Continuous improvement
Issue Date: 29-Jul-2011
Abstract: O presente trabalho procura analisar a Implementação de um método de gestão, "o Balanced scorecard" na Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos. Balanced Scorecard é uma metodologia voltada para a estão estratégica da qualidade das empresas e pressupõe que a escolha dos indicadores para essa gestão não se deve restringir a informações económicas ou financeiras. Portanto, a partir de uma visão integrada e ponderada da empresa, podemos descrever a estratégia de forma clara, através de objectivos estratégicos em quatro perspectivas (financeira, cliente, processos internos e inovação e formação), sendo todos eles relacionados entre si através de uma relação causa e efeito. Além disso, este método de gestão promove o alinhamento dos objectivos estratégicos com indicadores de desempenho, metas e planos de acção. Aplicado á recolha de Resíduos Sólidos Urbanos, assumirá um papel dominante na coordenação entre a sustentabilidade do sistema e a satisfação dos clientes (neste caso os municípios) no que toca ao seu bem-estar. como caso de estudo é apresentada a entidade VALORMINHO. É um sistema multimunicipal que tem por objectivo a valorização e tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos, servindo os habitantes dos municípios de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura, Valença, Monção e Melgaço. Estes municípios são, em conjunto com a Empresa Geral de Fomento, os accionistas da VALORMINHO. O sistema conta com um Aterro Sanitário, uma Estação de Transferência, uma Estação de Triagem, um Ecocentro e um conjunto de Ecopontos espalhados pelos municípios. Este grupo de infra-estruturas permite uma melhor gestão e controlo dos resíduos urbanos. Uma vez que esta empresa já se encontra certificada pela NP EN ISO 9001:2008, considera-se importante a aplicação deste método de gestão, de forma a encontrar possíveis falhas no sistema e propor ainda melhorias contínuas. Analisando a avaliação efetuada aos indicadores, verifica-se que grande parte das metas estabelecidas foram cumpridas. É ainda de referir que as que não se conseguiram cumprir, não apresentam valores afastados dos planeados. conclui-se que os objectivos propostos inicialmente foram atinguidos, pois a implementação desta ferramenta de qualidade, o Balanced Scorecrad, serviu para melhorar a programação das acções, de forma a cumprir as metas e oferecer uma melhor qualidade de serviços aos clientes e aos colaboradores.
The following work intends to analyse the implementation of a management method, the "Balanced Scorecard" in Urban Solid Wste Collection. Blanced Scorecard is a methodology focused on the strategic management of the quality of companies and it presupposes that the selection of sid management guidelines should not be restricted to economic or finalcial information. Therefore, taking as the starting point a balanced and integrated view of the company, we can describe the strategy clearly by using strategic objectives that fall into four perspectives (financial, client, internal processes and innovation and training), being that they are all interconnected via a cause and effect relationship. Moreover, this management method promotes the association of strategic objectives with performance guidelines, goals and procedure plans. Applied to Urban Solid Waste collection, it will take on a preponderant role in coordinating between the system sustainability and client satisfaction (being municipalities the client) regarding wellbeing. the case study, the company VALORMINHO. It is a multi-municipal system that has as objective the treatment and valorization of Urban Solid Waste, being at the disposal of the habitants of Caminha, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura, Valença, Monção and Melgaço. These municipalities are, along with "Empresa Geral de Fomento", the shareholders of VALORMINHO. The system relies on a sanitary landfill, a transfer station, a waste sorting unit, , an Eco-center and a several Ecopoints units spread amongst the municipalities. The combined infrastructures allows for better management and control of urban waste. Since this company is already certified by NP EN ISO 9001:2008, the application of this management method is considered to be important, as it is a means of identifying possible flaws in the system and also recommending continuous improvements. By analysing the evaluation of guidelines, it is possible to verify that most of the objectives that had been set have been attained. furthermore, it is important to mention that the objectives that have not been reached, did not present values far from the ones that had been expected. As conclusion, it is clear that the initially set objectives have been reached, since the implementation of this quality tool, the Balanced Scorecard, has contributed to improve the measures that had to be established in order to fulfill objectives and provide a better quality service for clients and associates.
Description: Mestrado em Gestão da Qualidade em Laboratórios na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2792
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Carpinteira.pdf
  Restricted Access
7.18 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.