Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2796
Title: O contributo do design na educação para saúde : o caso do gás radão
Authors: Curralo, Ana Filomena
Lopes, Sérgio Ivan
Azeredo, Paula Rocha Bastos
Keywords: Metodologia de design
Risco de exposição ao radão
Educação para saúde
Jogo de tabuleiro
Design de comunicação
Lúdico-educativo
Design methodology
Radon risk exposure
Health education
Board games
Communication design
Playful educational
Issue Date: 19-Jul-2022
Abstract: Este estudo pretende analisar o contributo do design na educação para saúde, mais especificamente o caso do gás radão. A temática dessa dissertação surge do Projeto RNHealthTeach em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde através de um jogo de tabuleiro será feita a comunicação do gás radão para o público infantojuvenil e seus resultados serão verificados. Neste sentido pretende-se investigar as respostas para as questões-chave constituídas, de forma orientada pelo briefing do projeto, bem como através de uma revisão da literatura como método de pesquisa e da etapa de implementação do projeto. A metodologia para aplicação prática do trabalho foi dividida em três etapas: a primeira e segunda etapa constituem uma metodologia não intervencionista e qualitativa, sendo compostas por fase de pesquisa e verificação de dados, sendo na terceira e última etapa, aplicado um modelo intervencionista e quantitativo, no qual os resultados podem ser medidos e verificados através da aplicação do jogo e de inquéritos. Em termos metodológicos de Design, pretende-se cruzar as propostas do Design Thinking (Brown, 2020) com Design Emocional (Norman, 2008). O objetivo desse cruzamento é a criação de um projeto de valor para o público-alvo pelo uso da empatia, criatividade, experimentação e colaboração. Em suma, espera-se comprovar o poder do Design, onde através do bom uso das metodologias de design e suas abordagens estratégicas, pode-se resolver problemas em qualquer área, inclusive na área da saúde, desde que seja utilizada uma abordagem centrada no utilizador.
This study aims to analyze the contribution of design in health education, more specifically the case of radon gas. The theme of this dissertation arises from the RNHealthTeach Project in partnership with the Polytechnic Institute of Viana do Castelo, where through a board game the communication of radon gas will be made to the children and youth public and its results will be verified. In this sense, we intend to investigate the answers to the key questions constituted, guided by the project briefing, as well as through a literature review as a research method and the project implementation stage. The methodology for the practical application of the work was divided into three stages: the first and second stage constitute a non-interventionist and qualitative methodology, consisting of a research and data verification phase, and in the third and last stage, an interventionist and quantitative model is applied, in which the results can be measured and verified through the application of the game and surveys. In methodological terms of Design, it is intended to cross the proposals of Design Thinking (Brown, 2020) with Emotional Design (Norman, 2008). The objective of this crossover is to create a project of value to the target audience using empathy, creativity, experimentation, and collaboration. In short, it is expected to prove the power of Design, where through the good use of design methodologies and their strategic approaches, problems in any area, including health, can be solved, if an user-centered approach is used.
Description: Mestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2796
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paula_Azeredo.pdf21.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.