Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2834
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Ana Margarida Alves-
dc.contributor.authorCunha, Ana Isabel Alves da-
dc.date.accessioned2022-11-18T13:52:13Z-
dc.date.available2022-11-18T13:52:13Z-
dc.date.issued2022-06-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2834-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, incorporada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Viana do Castelo. Realizado na área de Educação Físico Motora, e centrado no bloco das Atividades Rítmicas Expressivas, este é um projeto de investigação cujo principal objetivo foi avaliar o impacto de uma proposta metodológica de dança criativa com recurso ao trabalho intencional da criatividade e, simultaneamente, compreender e conhecer a opinião das crianças sobre a abordagem da dança criativa nas aulas de Educação Físico Motora. Neste estudo recorreu-se a uma metodologia qualitativa de carácter descritivo e interpretativo, sendo que a recolha de dados foi feita com recurso à observação participante, estruturada e não estruturada, a uma grelha de observação e a um questionário, ambos adaptados de Marques (2014) e, ainda, a registos fotográficos e vídeos. Os participantes foram 13 alunos (oito rapazes e cinco raparigas) com idades compreendidas entre os nove e os dez anos de idade. No que diz respeito às conclusões, todos os parâmetros tiveram uma melhoria significativa, com enfoque nas seguintes categorias: concilia os gestos e movimentos ao ritmo sonoro, capacidade de movimentação corporal autónoma, capacidade de se concentrar na realização de um movimento e recria sequências de movimentos a partir de temas. Pudemos constatar que as intervenções de dança criativa realizadas promoveram um elo de ligação com o aluno, já que os alunos foram desenvolvendo e enriquecendo algumas das suas aprendizagens de uma forma lúdica e dinâmica. As aulas de dança criativa, para além de estimular a parte cognitiva e integral da criança, fazem com que estas se movimentem e pratiquem atividade física de forma sistemática em contexto escolar.pt_PT
dc.description.abstractThis report was developed within the scope of Teaching Practice Supervision II, incorporated in the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle at the Higher School of Education in Viana do Castelo. This report incorporates a research project within the area of Motor Physical Education, and centered on the Expressive Rhythmic Activities block, whose main objective was evaluate the impact of a methodological proposal of dance using the intentional work of creativity and, at the same time, understanding the opinion of the children about the approach of creative dance in Physical Education classes. In this study, a descriptive and interpretative qualitative methodology was used, and the data collection was done using participant observation, structured and unstructured, an observation grid and a questionnaire, both adapted from Marques (2014), and photographic records and videos. The participants were 13 students (eight boys and five girls) aged between nine and ten years old. Regarding the conclusions, all parameters had a significant improvement, focusing on the following categories: reconciles gestures and movements to the sound rhythm, capacity for autonomous body movement, ability to concentrate on performing a movement and recreate sequences of movements from themes. Creative dance interventions carried out promoted a link with the student, as the students developed and enriched some of their learning in a playful and dynamic way. Creative dance classes, in addition to stimulating the cognitive and integral part of the child, make them move and practice physical activity in a systematic way in the school context.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectAtividades rítmicas expressivaspt_PT
dc.subjectDança criativapt_PT
dc.subject1º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectExpressive rhythmic activitiespt_PT
dc.subjectCreative dancept_PT
dc.subject1st cycle of basic educationpt_PT
dc.titleAtividades rítmicas expressivas : uma proposta metodológica de dança criativapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)pt_PT
dc.identifier.tid203101987pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Cunha.pdf10.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.