Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2841
Title: Desenvolvimento da oralidade na aprendizagem da língua inglesa suportada em tecnologias digitais
Authors: Araújo, Isabel Maria Torres Magalhães Vieira de
Faria, Pedro Miguel
Cunha, Cristina Maria Rodrigues da
Keywords: Tecnologias digitais
Oralidade
Autonomia
Colaboração
Motivação
Digital technologies
English-speaking
Autonomy
Collaboration
Motivation
Issue Date: 27-Jul-2022
Abstract: No século XXI, as políticas adotadas e o rápido desenvolvimento das tecnologias digitais impulsionaram alterações nas práticas pedagógicas. Mais ainda, atendendo a que os alunos utilizam diariamente as TIC, estas tornaram-se um instrumento fundamental para a ligação da aprendizagem dos alunos e a sociedade que os rodeia, permitindo criar ambientes de aprendizagem interativos e motivadores. O período de pandemia Covid-19 impôs a inclusão das tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem. Por outro lado, dada a sociedade global em que se vive, é imprescindível saber comunicar na língua inglesa, quer escrita, quer oralmente. Embora as tecnologias sejam instrumentos importantes para a construção de conhecimentos significativos, a sua correta utilização pode ser continuamente explorada e incentivada, procurando colmatar algumas carências ao nível da aprendizagem, nomeadamente, no desenvolvimento da oralidade em língua inglesa. Esta investigação pretendeu estudar o contributo das tecnologias digitais ao nível da motivação e do desenvolvimento da oralidade na língua inglesa, em alunos de uma turma do oitavo ano do 3º ciclo do ensino básico, quer autónoma, quer colaborativamente, tornando as aprendizagens mais ativas e significativas. A metodologia utilizada neste estudo foi a de uma investigação qualitativa, tendo-se optado pelo estudo de caso, uma vez que este permite estudar de forma mais aprofundada determinado aspeto de um problema e contribuir para melhor compreeender determinados fenómenos sociais. Os dados foram recolhidos através de técnicas baseadas na observação, registada em Diário de Bordo, inquéritos por questionário e análise documental dos trabalhos realizados pelos alunos. O estudo leva a concluir que o uso das tecnologias digitais selecionadas (Flipgrid, ELSA Speak e Adobe Creative Cloud Express) tem potencialidade para facilitar o desenvolvimento da oralidade da língua inglesa, de modo autónomo e colaborativo, propiciando o contínuo desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem.
In the 21st century, the policies adopted, and the rapid development of digital technologies have driven changes in pedagogical practices. Moreover, given that students use ICT daily, it has become a key tool for connecting students' learning and the society around them, allowing the creation of interactive and motivating learning environments. The Covid-19 pandemic period imposed the inclusion of digital technologies in teaching and learning. On the other hand, given the global society in which we live, it is essential to know how to communicate in English, both written and orally. Although technologies are important tools for the construction of meaningful knowledge, their correct use can be continuously explored and encouraged, trying to fill some learning gaps, namely in the development of English speaking. This research aimed to study the contribution of digital technologies to the motivation and development of English-speaking skills among students of an eighth-grade class of the 3rd cycle of basic education, both autonomously and collaboratively, making learning more active and meaningful. The methodology used in this study was qualitative research, having chosen the case study, since it allows a deeper study of a certain aspect of a problem and contributes to a better understanding of certain social phenomena. Data were collected through techniques based on observation, recorded in a Logbook, questionnaire surveys and document analysis of the students' work. The study leads to the conclusion that the use of the selected digital technologies (Flipgrid, ELSA Speak and Adobe Creative Cloud Express) has the potentiality to facilitate the development of English speaking, in an autonomous and collaborative way, providing the continuous development of active learning methodologies.
Description: Dissertação de Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2841
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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