Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2974
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dc.contributor.advisorBarbosa, Gabriela Maria Miranda-
dc.contributor.advisorSilva, Maria de La Salete Coelho da Rocha Pereira da-
dc.contributor.authorCerqueira, Mariana da Silva-
dc.date.accessioned2022-12-12T16:45:57Z-
dc.date.available2022-12-12T16:45:57Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2974-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da área curricular de Prática de Ensino supervisionado, integrado no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, descreve-se o percurso pedagógico desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no ano letivo de 2021/2022; apresenta-se o estudo de investigação desenvolvido; e faz-se uma reflexão global sobre todo o percurso desenvolvido. O estudo que intitulamos - Pobreza e desigualdades coo violação de direitos humanos - Perceção de crianças do 6.º ano de escolaridade – teve como principal objetivo perceber o que as crianças pensam quando se fala de pobreza e consciencializá-los de que podem ajudar e fazer a diferença na nossa sociedade. Deste modo, definiram-se três questões de investigação sendo estas: i): Qual é a perceção de crianças do 6º ano relativamente à pobreza e desigualdades? ii):Quais as consequências da pobreza e das desigualdades? iii):Quais as formas de lutar contra a pobreza e as desigualdades? Todas as atividades propostas durante o estudo, tinham o propósito de responder às questões referidas anteriormente, tendo em conta o caráter qualitativo. O trabalho seguiu uma metodologia de investigação qualitativa de proximidade com os participantes, usando como instrumentos de recolha de dados o questionário, a observação direta, os documentos produzidos pelos alunos e material audiovisual. Após a análise dos dados recolhidos , concluiu-se os alunos apresentam diferentes conceções sobre os conceitos trabalhados, algumas das quais muito próximas das realidades e experiências de vida de cada um, outras mais desenvolvida. Percebeu-se que a intervenção realizada com a turma permitiu aos alunos pensar, pesquisar, discutir e compreender melhor conceitos de pobreza, desigualdade, e situá-los no quadro do respeito pelos direitos humanos e da intervenção que cada um pode fazer para tornar o mundo um lugar mais humano e de paz.pt_PT
dc.description.abstractThis report was developed within the scope of the curricular area of Supervised Teaching Practice, integrated in the Master's in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, it is described the pedagogical path developed within the scope of the Supervised Teaching Practice in the academic year 2021/2022; the research study developed is presented; and a global reflection is made on the entire course developed. The study we entitled - Poverty and inequalities as a violation of human rights - Perception of children in the 6th year of schooling - had as main objective to understand what children think when talking about poverty and to make them aware that they can help and do difference in our society. Thus, three research questions were defined, namely: i): What is the perception of 6th grade children regarding poverty and inequalities? ii): What are the consequences of poverty and inequality? iii): What are the ways to fight against poverty and inequality? All activities proposed during the study were intended to answer the questions mentioned above, taking into account the qualitative character. The work followed a qualitative research methodology of proximity to the participants, using the questionnaire, direct observation, documents produced by students and audiovisual material as data collection instruments. After analyzing the collected data, it was concluded that the students present different conceptions about the concepts worked, some of which are very close to the realities and life experiences of each one, others more developed. It was noticed that the intervention carried out with the class allowed students to think, research, discuss and better understand concepts of poverty, inequality, and place them in the context of respect for human rights and the intervention that each one can make to make the world a more humane and peaceful place.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectDireitos humanospt_PT
dc.subjectEducação cidadania globalpt_PT
dc.subjectPobrezapt_PT
dc.subjectDesigualdadespt_PT
dc.subjectHuman rights educationpt_PT
dc.subjectGlobal citizenshippt_PT
dc.subjectPovertypt_PT
dc.subjectInequalitiespt_PT
dc.titlePobreza e desigualdades como violação de direitos humanos: perceção de crianças do 6.º ano de escolaridadept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado de 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclo)pt_PT
dc.identifier.tid203114558pt_PT
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