Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2977
Title: Paisagens sonoras: recurso para a criação musical no 1º Ciclo do Ensino Básico
Authors: Pontes, Adalgisa Castro Maia
Silva, Cátia Viviana Martins da
Keywords: Paisagens sonoras
Música
1.º Ciclo do Ensino Básico
Soundscapes
Music
First Cicle of Elementary School
Issue Date: 29-Jul-2022
Abstract: O presente trabalho surge na sequência da reflexão por parte da investigadora, ao longo da sua experiência enquanto professora do 1º Ciclo do Ensino Básico, sobre a prática residual da Música, enquanto área da Educação Artística, neste nível de ensino. Neste sentido, desenvolveu-se uma investigação qualitativa, baseada na metodologia de investigação-ação, tendo como técnicas e instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário, a observação direta e participante, notas de campo e diário reflexivo, análise de conteúdo, registos fotográficos e gravações áudio. Centrada na implementação de atividades no âmbito do conceito paisagem sonora, desenvolvido por Murray Schafer, foi desenvolvida e implementada uma ação de formação para os professores do 1.º CEB. Não tendo esses professores formação específica na área musical, foi propósito desta investigação potenciar a exploração e experimentação sonora nas suas práticas pedagógicas, promovendo a criação musical em sala de aula. A análise dos dados permitiu verificar que, apesar dos constrangimentos assumidos pelas professoras na área da música, conseguiram superar barreiras e trabalhar esta área de forma efetiva com os seus alunos, levando-os a desenvolver as Aprendizagens Essenciais definidas para esta área e para este nível de ensino. No entanto, verificou-se que a coadjuvação em sala de aula por parte de um professor especialista seria o ideal, tal como mais oferta de formação na área da Música para professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.
This work reflects about the little musical practice (as subject of the artistic branch), among teachers, in the first levels of education, from the experience of the investigator as teacher of elementary school. Subsequently, we developed a qualitative study, based on action research method, using inquiry, direct and participant observation, field notes and reflexive diary, content analysis, photographic records and audio recording, as techniques and instruments to get the information. Focusing on activities about soundscape concept, developed by Murray Schafer, we designed a workshop for elementary school teachers. These teachers, who don’t have specific knowledge about music, were invited to explore and experiment sound, to use it, as well as, musical creation, in their classes. All the data reveal that, despite some difficulties, assumed by teachers, they overcame all the barriers, and worked in a very effective way with their students, leading them to develop the fundamental learnings defined to music in this level of education. However, we also observed that the best option would be the presence of an assistant teacher, as well as more opportunities for workshops and other activities regarding music education for elementary school teachers.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2977
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Catia_Silva.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.