Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3034
Title: O caminho e o destino: reflexões a partir de um trabalho colaborativo na área da educação para o desenvolvimento
Authors: Martins, Alexandre
Madeira, Eliana
Gonçalves, Teresa
Keywords: Trabalho colaborativo
Educação para o Desenvolvimento
Igualdade de género
Formação de professores
Literacia audiovisual
Issue Date: 2018
Citation: Martins, A., Madeira, E., & Gonçalves, T. (2018). O caminho e o destino: Reflexões a partir de um trabalho colaborativo na área da educação para o desenvolvimento. Sinergias - Diálogos Educativos Para a Transformação Social, 7, 31–47. https://sinergiased.org/caminho-trabalho/
Abstract: O presente artigo apresenta um trabalho colaborativo desenvolvido entre uma Instituição de Ensino Superior (ESE-IPVC) e duas Organizações da Sociedade Civil (AO NORTE e Graal) que teve a sua origem no contexto do projeto Sinergias ED. Este projeto tem como objetivo geral a promoção da capacitação em temáticas de Educação para o Desenvolvimento e da investigação associada. No âmbito deste trabalho colaborativo foi selecionado o tema igualdade de género que constituiu o foco para a elaboração e desenvolvimento de um módulo de aprendizagem dirigido a estudantes de formação inicial de docentes. Paralelamente foi realizada uma investigação adotando uma metodologia de investigação-ação que teve como objeto de análise todo o trabalho desenvolvido, focalizando-se mais na sua dimensão processual de colaboração. São apresentadas e discutidas as potencialidades e dificuldades do projeto colaborativo segundo três eixos de análise: (i) a dinâmica interpessoal de colaboração, (ii) a tensão entre pedagogias formais e informais e (iii) aprendizagem, conhecimento e autoconhecimento.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3034
ISSN: 2183-4687
Appears in Collections:ESE - Artigos não indexados

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_revista_sinergias7_31-47.pdf393.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.