Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3106
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodriges, Ana Sofia | - |
dc.contributor.author | Mourão, Maria Filipa | - |
dc.contributor.author | Faria, Carla | - |
dc.contributor.author | Amorim, Márcia | - |
dc.contributor.author | Silva, Olga | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-11T10:34:30Z | - |
dc.date.available | 2023-01-11T10:34:30Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Rodrigues, A. S., Mourão, M. F., Faria, C., Amorim, M., & Silva, O. (2018). Do ingresso ao abandono académico: caso Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Revista Forges, 5(1), 165-200. https://edicoes.aforges.org/index.php/revista/issue/view/2/2 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2183-2722 | - |
dc.identifier.uri | https://edicoes.aforges.org/index.php/revista/issue/view/2/2 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3106 | - |
dc.description.abstract | A análise do abandono académico tem vindo a ganhar cada vez mais importância nos atuais sistemas de ensino em Portugal, quer pelos custos para o futuro dos estudantes, quer pelas implicações para as IES. O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) preocupa-se com este problema e neste trabalho procura-se identificar, caracterizar e analisar os fatores que estão na origem do abandono de estudantes nesta instituição, utilizando dados recolhidos entre os anos letivos 2013/2014 e 2016/2017. Nos últimos quatro anos analisados, verifica-se uma tendência de redução no abandono no IPVC, de 16% em 2013/14 para 14% em 2016/17. Os resultados permitem concluir que o abandono académico ocorre, principalmente, no género masculino, entre os estudantes do 1º ano curricular, no caso dos CTeSP e licenciaturas, enquanto nos mestrados se observa, tendencialmente, no 2º ano curricular. Conclui-se, também, que, nas licenciaturas, o abandono é menor nos estu-dantes que ingressaram via 1ª fase CNA comparativamente às outras fases ou outros regimes de ingresso. Outro fator analisado foi a atribuição de bolsa aos estudantes e concluiu-se que a percentagem de bolseiros que abandona o ensino no IPVC é reduzida, cerca de 5%. Em contrapartida, verifica-se uma elevada taxa de abandono nos trabalhadores-estudantes, com cerca de 20% entre 2013/14 e 2015/16, verificando-se em 2016/17 uma redução para os 14% de abandono. Os cursos da área científica de Ciências da Saúde são os que apresentam a menor taxa de abandono. Recorrendo aos resultados do inquérito aos estudantes sobre a satisfação na qualidade do ensino, verifica-se que não existe correlação entre os índices de satisfação e o abandono académico. Em entrevista efetuada aos estudantes sinalizados como tendo abandonado o IPVC, as principais causas apontadas são problemas financeiros, condições pessoais, distância da residência, insucesso académico e insatisfação com o curso/instituição. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Drop-Out | pt_PT |
dc.subject | Ensino Superior | pt_PT |
dc.subject | Qualidade | pt_PT |
dc.subject | Satisfação | pt_PT |
dc.title | Do ingresso ao abandono académico : caso Instituto Politécnico de Viana do Castelo | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.date.updated | 2022-12-23T18:27:03Z | - |
dc.description.version | E51F-89A1-B769 | Carla Faria | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.slug | cv-prod-1465552 | - |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 165 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 200 | pt_PT |
degois.publication.volume | 5 | pt_PT |
degois.publication.issue | 1 | pt_PT |
degois.publication.title | Revista Forges | pt_PT |
Appears in Collections: | ESE - Artigos não indexados ESTG - Artigos não indexados |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Forges_2018.pdf | 2.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.