Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3109
Title: Conhecer os Direitos Humanos através da obra de Alves Redol (Estudo com uma turma do 5.º ano de escolaridade)
Authors: Pinto, Ana Isabel de Sousa Ferreira
Rocha, Mariana Ferreira Palma
Keywords: Português
Literatura
Alves Redol
Direitos Humanos
Portuguese
Literature
Humans Rights
Issue Date: 21-Dec-2022
Abstract: O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática do Ensino Supervisionada (PES), em dois contextos, um no 1.º ciclo e outro no 2.º ciclo do ensino básico. O projeto realizado foi concretizado com uma turma de 5.º ano de escolaridade, na área de português, tendo como participantes 16 alunos. Este estudo tem como objetivo perceber como é que se pode trabalhar os Direitos Humanos através da obra de Alves Redol. Deste modo foram definidas as seguintes questões de investigação: Que direitos se podem trabalhar partindo da obra de Alves Redol? Em que momento da aula se mobilizam esses conhecimentos? O trabalho intertextual entre a obra de Alves Redol e a Convenção dos Direitos humanos propícia uma maior apropriação sobre esses próprios direitos? Para este estudo foi utilizado o método qualitativo, mais concretamente o estudo de caso. A recolha de dados foi feita através da implantação de atividades e de um questionário inicial e final, da recolha de trabalhos dos alunos, meios audiovisuais e da observação direta. Na análise destes dados, foram comparados o questionário inicial e o final. Conclui-se, assim, que, neste caso, foi possível debater os Direitos Humanos em interdisciplinaridade com o Português tendo como mote o texto literário. Isto porque os resultados deste estudo mostram que os alunos conseguiram apropriar-se do conceito de declaração Universal dos Direitos Humanos, defini-la, enumerar diversos direitos presentes na declaração, reconhecer atitudes e realiza-las. Paralelamente, desenvolveram competências de leitura e interpretação de textos literários, passando a conseguir realizar inferências com mais proficiência, partindo da obra de Alves Redol, lendo os interditos e analisando condutas das personagens.
This report was conducted in the framework of the Supervised Teaching Practice (PES), in two contexts, one in the 1st cycle and another in the 2nd cycle of basic education. The carried out project was carried out with a 5th grade class, in the Portuguese Language area, with 16 students as participants. This study aims to understand how Human Rights can be worked through the work of Alves Redol. Thus, the following research questions were defined: Which rights can be worked on using Alves Redol's work? At what point during the class can this knowledge be mobilised? Does the intertextual work between Alves Redol’s work and the Convention on Human Rights favour a greater appropriation of these rights? For this study, qualitative methods were used, more specifically the case study. Data were collected through the realization of activities and an initial and final questionnaire, the collection of students' work, audiovisual media and direct observation. In the analysis of this data, the initial and the final questionnaires were compared. It is thus concluded that, in this case, it was possible to discuss Human Rights interdisciplinary with the Portuguese Language area, having as a motto the literary text. This is because the results of this study show that students were able to appropriate the concept of the Universal Declaration of Human Rights, define it, and list several rights present in the declaration, recognise attitudes and implement them. At the same time, they developed skills in reading and interpreting literary texts, being able to make inferences more proficiently, starting from the work of Alves Redol, reading the interdictions and analysing the characters' behaviours.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3109
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mariana_Rocha.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.