Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3110
Title: Da empatia à aula de português: percursos com sentido no 2º ciclo do EB
Authors: Pinto, Ana Isabel de Sousa Ferreira
Dinis, Cristiana Sofia da Fonseca
Keywords: Texto literário
Educação
Empatia
Português
Literary text
Education
Empathy
Portuguese
Issue Date: 21-Dec-2022
Abstract: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico. A prática educativa nele descrita foi desenvolvida no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico no distrito de Viana do Castelo, ao longo de um ano letivo.O projeto de investigação foi implementado no 2.º Semestre numa turma do 5.º ano de escolaridade.O referido projeto centrou-se na disciplina de Português, durante 11 semanas,e incidiu em 24 alunos. O objetivo do estudo era perceber de que forma a utilização do texto literário poderia ajudar a trabalhar a empatia nas aulas de Português. Para isso, foram definidas as seguintes questões de investigação: De que modo trabalhar a empatia na aula de língua portuguesa, partindo do texto literário, contribui para promover atitudes mais empáticas? Quais as estratégias para se promover a empatia partindo do texto literário? Que tipo de competências e atitudes empáticas podem ser mobilizadas tendo como ponto de partida a literatura? Em que momento da aula de português se processa a mobilização desses conhecimentos,competências e atitudes?O método utilizado para este estudo foi próximo do estudo de caso, sendo que para perseguir este objetivo utilizamos uma metodologia maioritariamente qualitativa. A recolha de dados foi feita através da realização de um questionário inicial comparativamente a um questionário final e a realização de algumas tarefas.Por se tratar de análise de conteúdo, para a análise de dados foram definidas algumas categorias e níveis para analisaras respostas aos questionários. Os resultados deste estudo revelam que os alunos aprenderam o significado de empatia, aplicaram esse conhecimento em diversas ocasiões, bem como passaram a identificar com maior facilidade atitudes empáticas e não empáticas.Ora, poderemos concluir que parece ser, de facto, possível trabalhar, pelo texto literário, conteúdos, competências e atitudes mais abrangentes como a empatia. Como janela de possibilidades, a Literatura reveste-se assim de um papel social, de formação holística do sujeito e mote para reflexão do leitor. Embora este seja um estudo aplicado a um grupo restrito de participantes, pelo que não será passível de generalização, o resultado do mesmo fornecerá contributos para o trabalho da empatia, pela literatura, na aula de Português.
This report was developed in the context of the Supervised Teaching Practiceof the Master's Degree in Teaching in the1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. The educational practice described in it was developed in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education in the district of Viana do Castelo, during one school year. The research project was implemented in the 2nd semester in a 5th grade class.This project focused on the subject of Portuguese, during 11 weeks, and involved 24 students. The objective of the study was to understand how the use of literary text could help to work empathy in Portuguese classes. To this end, the following research questions were defined: How does working on empathy in the Portuguese language class, based on the literary text, contribute to promoting more empathic attitudes? What strategies can be used to promote empathy using literary texts? What kind of empathic competences and attitudes can be mobilized using literature as a starting point? At what point in the Portuguese class is this knowledge, skills and attitudes mobilized?The method used for this study was close to case study, and to pursue this objective we used a mostly qualitative methodology. The data collection was done through the completion of an initial questionnaire compared to a final questionnaire and the completion ofsome tasks. Since this is content analysis, for the data analysis some categories and levels were defined to analyze the answers to the questionnaires. The results of this study reveal that the students learnedthe meaning of empathy, applied this knowledge on several occasions, and also began to identify more easily empathic and non-empathic attitudes. Therefore, we may conclude that it does seem possible to work, through the literary text, broader contents, competencies and attitudes such as empathy. Asa window of possibilities, Literature has a social role, holistic training of the subject and a motto for reflection by the reader.Although this is a study applied to a restricted group of participants, and therefore cannot be generalized, its results will provide contributions to the work of empathy, through literature, in the Portuguese class.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3110
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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