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Title: A leitura em voz alta na aula de Língua Portuguesa : um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade
Authors: Pinto, Ana Isabel de Sousa Ferreira
Vieira, Ana Catarina Fernandes
Keywords: Português
Leitura em voz alta
Competência comunicativa
Portuguese
Reading aloud
Skills
Issue Date: 21-Dec-2022
Abstract: O presente relatório apresenta o percurso realizado na Prática de Ensino Supervisionada, assim como o estudo realizado nessa Unidade Curricular, integrada no mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório está dividido em três partes intituladas como: Enquadramento da prática de Ensino Supervisionada, Trabalho de Investigação e Reflexão Global da PES.O primeiro refere-se às intervenções em Contexto Educativo que decorreram no 1.º e 2.º Ciclos de Ensino Básico. A segunda parte refere o trabalho investigativo efetuado numa turma de 5.º ano de escolaridade e a terceira e última parte concerne a reflexão acerca da PES. O estudo apresentado na segunda parte, Trabalho de Investigação, foi realizado na área de Português, numa turma de 5.º ano de escolaridade, composta por vinte e três alunos. O mesmo foi concretizado com a intenção de compreender como seria o trabalho da Leitura em voz alta na aula de Língua Portuguesa. O objetivo do estudo era perceber qual o contributo da Leitura em voz alta na aprendizagem do Português e na compreensão de textos. Para tal, foram definidas as seguintes questões de investigação: Quais os conhecimentos, competências e atitudes a adquirir para ser um bom leitor em voz alta? Quais estratégias permitem desenvolver a competência de leitura em voz alta? Como trabalhar o contacto visual durante a leitura com crianças do 2.º Ciclo na aula de Português? O método de investigação utilizado foi o estudo qualitativo, tendo em conta que a recolha de dados foi feita através de uma observação direta, de registos audiovisuais e de registos fotográficos. Para análise de dados foram definidas categorias e alguns indicadores que permitiram avaliar o envolvimento, a compreensão do texto e a postura dos alunos. Os resultados deste estudo revelaram que o trabalho sistemático em torno da competência de Leitura em voz alta parece favorecer o desenvolvimento das competências interpretativas e da competência comunicativas nos alunos.
This report presents the work carried out in the Supervised Teaching Practice, as well as the study carried out in this Curricular Unit, integrated in the master´s degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and in Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. This report is divided into three parts entitled: Framework in the practice of Supervised Teaching, Research Work and Global Reflection of the PES. The first refers to interventions in an Educational Context that took place in the 1st and 2nd cycles of Basic Education. The second part refers to the investigative work carried out in a 5th grade class and the third and last part concerns the reflection on PES. The study presented in the second part, Research Work, was carried out in the area of Portuguese, in a 5th grade class, composed of twenty-three students. The same was done with the intention of understanding how the work of Reading would be aloud in the Portuguese language class. The objective of the study was to understand the contribution of Reading aloud in learning Portuguese. To this end, the following research questions were defined: What knowledge, skills, and attitudes to acquire to order to be a good reader aloud? What strategies allow you to develop the competence of reading aloud? How to work on eye contact with 2nd cycle children in Portuguese class? The research method used was the qualitative study, taking into account that the data collection was done through direct observation, audiovisual records, and photographic records. For data analysis, categories and some indicators were defined that allowed evaluating the involvement, understanding of the text and the attitude of student’s posture. The results of this study revealed that the systematic work around the Reading aloud competence seems to favor the development of interpretive competences and communicate competence in students.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3111
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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