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Title: Aprender brincando : as TIC na aula de Português - um percurso no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Authors: Pinto, Ana Isabel de Sousa Ferreira
Barbosa, Ana Maria Gonçalves
Keywords: Português
TIC
Aula
Portuguese
ICT
Class
Issue Date: 21-Dec-2022
Abstract: No presente relatório de estágio é retratado o percurso pedagógico desenvolvido no decorrer do ano letivo de 2021/2022, no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada, incorporada no Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º ciclo do Ensino Básico. Para elaborar este relatório de estágio, procedeu-se ao enquadramento das duas intervenções educativas realizadas ao longo do ano letivo: 1.º e 2.º Ciclos do ensino básico, destacando a caracterização de cada contexto, os aspetos referentes às atividades realizadas nas diferentes áreas de intervenção e alguns recursos didáticos utilizados para a elaboração das propostas de aprendizagem. Será igualmente explicada a proposta pedagógica que envolveu as TIC e o ensino do Português em sala de aula com uma turma do 5.º ano do 2.º CEB. Esse momento traduziu-se num estudo de investigação que teve como objetivo perceber se a utilização das apps e jogos lúdicos na disciplina de Português favoreciam a aprendizagem dos discentes em Português. Para realizar o estudo, foi primeiramente efetuada uma revisão sistemática da literatura e elaborado um trabalho próximo do estudo de caso. Para o formalizar adotou- se uma metodologia qualitativa em que se recolheram dados, recorrendo a um inquérito por questionário, no qual os alunos avaliaram numericamente as disciplinas favoritas; a preferência pela utilização do manual ou de atividades lúdicas, quais as apps utilizadas ao longo das implementações e as que mais gostaram. Podemos concluir, com este estudo, que os alunos aprenderão melhor com as apps e atividades lúdicas, primeiramente porque sentem à-vontade com as mesmas visto que nasceram no mundo da tecnologia. Paralelamente, ficaram a conhecer apps que desconheciam, visto ser o manual o principal utensílio de trabalho no dia a dia na sala de aula. Podemos, ainda, verificar que com o recurso ao jogo, os discentes apresentaram maior proficiência no português nas atividades realizadas e a sua preferência pela disciplina aumentou.
In this final report we portray the pedagogical journey developed during the school year 2021/2022, under the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice, incorporated in the Master's Degree in Teaching of 1st cycle of basic education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd cycle of basic education. To prepare this report, we began by proceed the framework of the two educational interventions carried out throughout the school year: one in the first cycle of basic education and another in the second cycle of basic education, highlighting, in addition to the characterization of each context, aspects relating to the activities carried out in the different areas of intervention and some teaching resources used for the development of learning proposals. In addition to the two interventions, the pedagogical proposal that involved ICT and the teaching of Portuguese in the classroom with a class of 5th year of the 2nd CEB will also be explained. This moment was a research study that aimed to understand whether the use of apps and games in Portuguese subjects favoured students' learning in Portuguese. To conduct the study, a systematic literature review was first carried out and close case study work was undertaken. To formalise it, a qualitative methodology was adopted, in which data were collected using a questionnaire survey, in which students numerically assessed their favourite subjects; their preference for the use of the textbook or playful activities; which apps were used throughout the implementations; and which they liked the most. We can conclude from this study that students learn better with apps and playful activities, firstly because they feel at ease with them, since they were born in the world of technology. At the same time, they got to know apps that they didn't know, since the textbook is the main tool for their daily work in the classroom. We can also see that with the use of the game, the students showed greater proficiency in Portuguese in the activities carried out and their preference for the subject increased.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3116
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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