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dc.contributor.advisorAguiar, Ana Raquel Rodrigues da Costa-
dc.contributor.advisorBarros, Lúcia Maria Fernandes Rodrigues.-
dc.contributor.authorMorim, Rafaela Guimarães-
dc.date.accessioned2023-01-17T10:06:02Z-
dc.date.available2023-01-17T10:06:02Z-
dc.date.issued2023-01-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3120-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractEste relatório insere-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Centra-se na área do Português, cruzando o domínio da Educação Literária com a Filosofia para Crianças. Assim, partindo da importância da exploração de textos literários e da sua inevitável ligação ao desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, apresenta-se uma proposta de exploração de seis obras literárias que permitiram cruzar as aprendizagens do domínio da Educação Literária com a Filosofia para Crianças. A partir de uma seleção de obras de Literatura Infantil, como referido, foram trabalhados vários temas filosóficos: i) o Amor e a Saudade; ii) o Outro; iii) o Bem e o Mal; iv) o Justo e o Injusto; v) o Futuro. Para a realização desta investigação, foi definida a seguinte questão de investigação: Qual a relevância de um programa de Filosofia para Crianças associado à Educação Literária no desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo do aluno? A esta questão de investigação correspondem os seguintes objetivos: A) Estabelecer conexões entre o pensamento e diálogo filosóficos e a Educação Literária, tendo por base textos literários de caráter reflexivo; B) Explorar as potencialidades da Literatura Infantil contemporânea ao nível do pensamento reflexivo e crítico; C) Analisar as mais valias de um programa de Filosofia para Crianças na experimentação de diferentes estratégias ao nível da Leitura e Escrita. Deste modo, optou-se por uma metodologia qualitativa e, como técnicas e instrumentos de recolha de dados, recorreu-se à observação, às notas de campo e à análise documental (trabalhos realizados pelos alunos, registos de fotografias, áudios, vídeos e conversas informais). Após a análise dos dados, percebeu-se a necessidade de os alunos serem expostos a momentos em que desempenhem um papel ativo na construção do seu conhecimento, refletindo sobre temáticas de cariz filosófico. Prova-se, portanto, a possibilidade de articulação da Filosofia para Crianças com outras disciplinas, neste caso o Português e, de modo particular, o domínio da Educação Literária, permitindo desenvolver o pensamento reflexivo e crítico.pt_PT
dc.description.abstractThis report forms part of the curricular unit of Supervised Teaching Practice, of the Master’s Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, of the College of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. It focuses on the area of Portuguese, crossing the domain of Literary Education with Philosophy for Children. Based on the importance of exploring literary texts and their attractive connection to the development of critical and reflective thinking, a proposal is presented for the exploration of six literary works that will allow the intersection of learning in the field of Literary Education with Philosophy for Children. From a selection of Children's Literature works, as mentioned, five philosophical themes were worked on: i) Love; ii) the Other; iii) Good and Evil; iv) the Fair and the Unfair; v) the Future. To conclude this investigation, the following research question was defined: What is the relevance of a Philosophy for Children program associated with Literary Education in the development of the student's critical and reflective thinking? The following objectives correspond to this research question: A) To establish connections between philosophical thought and dialogue and Literary Education, based on reflective literary texts; B) Explore the potential of contemporary Children's Literature in terms of reflective and critical thinking; C) Analyze the most valuable features of a Philosophy for Children program in trying out different strategies in terms of Reading and Writing. A qualitative methodology was chosen and, as data collection techniques and instruments, one resorted to observation, field notes and document analysis (work carried out by students, photographs, audios, videos and conversations informal). After analyzing the data, it becomes clear students need to be exposed to moments in which they play an active role in building their knowledge, reflecting on philosophical themes. It proves, therefore, the possibility of articulating Philosophy for Children with other disciplines, in this case Portuguese and, in particular, the field of Literary Education, allowing the development of reflective and critical thinking.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectFilosofia para criançaspt_PT
dc.subjectEducação literáriapt_PT
dc.subjectPensamento reflexivopt_PT
dc.subjectPensamento críticopt_PT
dc.subjectPhilosophy for childrenpt_PT
dc.subjectLiterary educationpt_PT
dc.subjectReflective thinkingpt_PT
dc.subjectCritical thinkingpt_PT
dc.titleEducação literária e Filosofia para crianças : um estudo no 1.º ano de escolaridadept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclos)pt_PT
dc.identifier.tid203173740pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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