Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3124
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dc.contributor.advisorFonseca, Manuel José Serra da-
dc.contributor.authorMarinho, Maria Francisca Araújo-
dc.date.accessioned2023-01-17T13:03:45Z-
dc.date.available2023-01-17T13:03:45Z-
dc.date.issued2022-11-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3124-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Marketing apresentada na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO clima competitivo no mundo organizacional tem vindo a crescer de forma exponencial, acompanhando assim o crescimento da tecnologia. Estas mudanças originam novos desafios. É necessário manter o ritmo de aprendizagem, entender novas competências, trabalhar em equipa e cumprir objetivos. Posto isto, não será possível este avanço em nenhum clima organizacional sem comunicação e estruturas que proporcionem melhores condições aos colaboradores. O propósito deste estudo passa pela evidenciação e consequente exploração de estruturas alternativas que melhorem as relações entre os indivíduos envolvidos no processo de comunicação organizacional, aperfeiçoando também a performance da empresa e a qualidade de vida desses mesmos indivíduos, num processo síncrono. Desta feita, optou-se por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, recorrendo-se a entrevistas exploratórias. Com base no ranking de 2021 da Great Place to Work, procurou-se entrevistar as melhores empresas para se trabalhar em Portugal, identificadas a partir de duas ferramentas, trust index – questionário dirigido aos colaboradores e o culture audit – questionário dirigido à empresa. As entrevistas baseiam-se em cinco dimensões, as quais pensamos serem essenciais para este reconhecimento, sendo elas: Condições salariais e outros benefícios; Progressão na Carreira; Segurança do posto de trabalho; Balanço positivo entre trabalho e vida pessoal; e Atmosfera positiva no trabalho. Os resultados apontam para a existência de uma ligação entre as estruturas alternativas concebidas para melhorar o clima organizacional e a satisfação do colaborador. Motivação é a palavra de ordem quando estratégias e técnicas focadas em endomarketing, employer branding e na procura do clima organizacional e dos fatores motivacionais certos são aplicadas. Consequentemente, a produtividade e os resultados dela provenientes são benéficos tanto para a empresa como para o trabalhador, fazendo com que este se sinta essencial para todos os processos. De destacar, que em todos os conceitos estudados e todas as dimensões exploradas em conjunto com as organizações, o uso de uma comunicação estruturada e focada na transparência esteve sempre em evidência.pt_PT
dc.description.abstractThe competitive environment in the organizational world has been rising in an exponential way, walking side to side with the technological development. These changes bring new challenges. It is necessary to maintain a learning rhythm, understand new skills, work as a team and achieve goals. That said, these developments won’t be possible in any organizational environment without communication and structures that provide better working conditions to the employees. This study’s purpose is the disclosure and consequential exploration of alternative structures that improve the relations between the individuals involved in the organizational communication process, also perfecting the company’s performance and the quality of life of these same individuals, synchronously. This time, a qualitative methodological approach was chosen, using exploratory interviews. Based on the 2021’s Great Place to Work ranking, an effort was made to interview the best “workplaces” in Portugal, identified through two tools, trust index – questionnaire directed to the workers and culture audit – questionnaire directed to the organization. The developed interview is based on five dimensions that we understand as essential to this recognition, being them: Salary conditions and other benefits; Career development; Safety regarding their work situation; Positive balance between work and personal life; and Positive work atmosphere. The results point to the existence of a connection between the alternative structures conceived to improve the organizational climate and the employee’s satisfaction. Motivation is the watchword when strategies and techniques focused on endomarketing, employer branding and the search for the right organization climate and motivational factors are applied. Consequently, the productivity and results from this are beneficial for both the company and the employee, making them feel essential to all the processes. It should be noted that in all the concepts studied and all the dimensions explored in conjunction with the organizations, the use of structured communication focused on transparency was always in evidence.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectComunicação Organizacionalpt_PT
dc.subjectEmployer Brandingpt_PT
dc.subjectClima Organizacionalpt_PT
dc.subjectFatores de Motivaçãopt_PT
dc.subjectOrganizational Communicationpt_PT
dc.subjectEmployer Brandingpt_PT
dc.subjectOrganizational Climatept_PT
dc.subjectMotivation Factors.pt_PT
dc.titleThe construction of long-lasting relationships based on alternative structures provided by the knowledge of “Organizational Communication”pt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
dc.identifier.tid203097203pt_PT
Appears in Collections:ESCE - Dissertações de mestrado

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