Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3126
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFaria, Carla-
dc.contributor.authorSousa, Lígia-
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Sofia-
dc.contributor.authorFerraz, Marlene-
dc.contributor.authorBastos, Alice-
dc.date.accessioned2023-01-17T18:18:08Z-
dc.date.available2023-01-17T18:18:08Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFaria, C., Sousa, L., Rodrigues, A. S., Ferraz, M., & Bastos, A. (2016). O abandono académico no 1º Ciclo de Estudos do Ensino Superior: contributos para práticas pedagógicas de sucesso e inclusão. In F. Remião, J. F. Oliveira, L. Castro, M. A. Ferreira, P. R. Pinto & R. Cadima (Eds), CNaPPES 2016 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 329-336). CNaPPES. https://cnappes.org/cnappes-2016/files/2014/03/Livro-de-Atas-do-CNaPPES-2016-3.pdfpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-98576-5-0-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3126-
dc.description.abstractA literatura internacional aponta para taxas elevadas de dropouts no ES com implicações para a trajetória desenvolvimental dos estudantes. Face às transformações profundas que o ES português sofreu, a questão do dropouts tem assumido contornos distintos, existindo indicadores sobre aumento da perda de estudantes e do insucesso académico. Neste contexto, desenvolveu-se o Projecto Ancoragem cujos principais objetivos são: caracterizar o abandono/dropouts no IPVC; identificar o tipo e motivos do abandono/dropouts; e desenvolver medidas de ancoragem e de promoção do sucesso académico. O Projecto encontra-se estruturado em três fases: sinalização dos dropouts no IPVC (Fase 1); caracterização dos dropouts e identificação dos motivos do abandono (Fase 2); e desenho de medidas de ancoragem e promoção do sucesso académico (Fase 3). Os estudantes que abandonam são maioritariamente do género masculino, solteiros, do 1º ano, que acederam ao ES pelo regime geral e de cursos na área das Engenharias/Tecnologias, com uma idade média de 29 anos. Os principais tipos e motivos do abandono são o stop-out e o drop-out; e condições pessoais e insatisfação com o curso/instituição respetivamente.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCNaPPESpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectAbandono/dropoutspt_PT
dc.subjectSucesso académicopt_PT
dc.titleO abandono académico no 1º Ciclo de Estudos do Ensino Superior : contributos para práticas pedagógicas de sucesso e inclusãopt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.date.updated2022-12-24T09:57:25Z-
dc.description.versionE51F-89A1-B769 | Carla Faria-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-3102627-
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage329pt_PT
degois.publication.lastPage336pt_PT
degois.publication.titleCNaPPES 2016 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superiorpt_PT
degois.publication.locationPortugalpt_PT
Appears in Collections:ESA - Capítulo de livros
ESE - Capítulo de livros
ESTG - Capítulo de livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Capitulo_Abandono_2016.pdf594.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.