Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3126
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Faria, Carla | - |
dc.contributor.author | Sousa, Lígia | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Ana Sofia | - |
dc.contributor.author | Ferraz, Marlene | - |
dc.contributor.author | Bastos, Alice | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-17T18:18:08Z | - |
dc.date.available | 2023-01-17T18:18:08Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Faria, C., Sousa, L., Rodrigues, A. S., Ferraz, M., & Bastos, A. (2016). O abandono académico no 1º Ciclo de Estudos do Ensino Superior: contributos para práticas pedagógicas de sucesso e inclusão. In F. Remião, J. F. Oliveira, L. Castro, M. A. Ferreira, P. R. Pinto & R. Cadima (Eds), CNaPPES 2016 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 329-336). CNaPPES. https://cnappes.org/cnappes-2016/files/2014/03/Livro-de-Atas-do-CNaPPES-2016-3.pdf | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-98576-5-0 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3126 | - |
dc.description.abstract | A literatura internacional aponta para taxas elevadas de dropouts no ES com implicações para a trajetória desenvolvimental dos estudantes. Face às transformações profundas que o ES português sofreu, a questão do dropouts tem assumido contornos distintos, existindo indicadores sobre aumento da perda de estudantes e do insucesso académico. Neste contexto, desenvolveu-se o Projecto Ancoragem cujos principais objetivos são: caracterizar o abandono/dropouts no IPVC; identificar o tipo e motivos do abandono/dropouts; e desenvolver medidas de ancoragem e de promoção do sucesso académico. O Projecto encontra-se estruturado em três fases: sinalização dos dropouts no IPVC (Fase 1); caracterização dos dropouts e identificação dos motivos do abandono (Fase 2); e desenho de medidas de ancoragem e promoção do sucesso académico (Fase 3). Os estudantes que abandonam são maioritariamente do género masculino, solteiros, do 1º ano, que acederam ao ES pelo regime geral e de cursos na área das Engenharias/Tecnologias, com uma idade média de 29 anos. Os principais tipos e motivos do abandono são o stop-out e o drop-out; e condições pessoais e insatisfação com o curso/instituição respetivamente. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | CNaPPES | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Abandono/dropouts | pt_PT |
dc.subject | Sucesso académico | pt_PT |
dc.title | O abandono académico no 1º Ciclo de Estudos do Ensino Superior : contributos para práticas pedagógicas de sucesso e inclusão | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
dc.date.updated | 2022-12-24T09:57:25Z | - |
dc.description.version | E51F-89A1-B769 | Carla Faria | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.slug | cv-prod-3102627 | - |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 329 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 336 | pt_PT |
degois.publication.title | CNaPPES 2016 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior | pt_PT |
degois.publication.location | Portugal | pt_PT |
Appears in Collections: | ESA - Capítulo de livros ESE - Capítulo de livros ESTG - Capítulo de livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Capitulo_Abandono_2016.pdf | 594.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.