Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3198
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dc.contributor.advisorSilva, Ana Filipa-
dc.contributor.advisorLagoa, Maria João-
dc.contributor.authorAlves, Daniela Ariana Martinez-
dc.date.accessioned2023-02-15T16:03:56Z-
dc.date.available2023-02-15T16:03:56Z-
dc.date.issued2023-01-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3198-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada para obtenção do grau de Mestre em Atividades de Fitness na Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.pt_PT
dc.description.abstractObjetivos: caraterização da competência motora (CM) e aptidão física (AF) em bailarinas, bem como a comparação da CM entre bailarinas e voleibolistas. Métodos: Participaram neste estudo 34 sujeitos do sexo feminino. Dois grupos foram criados: GD- bailarinas (n=17, praticantes de várias modalidades), com idades compreendidas entre os 13 e 31 anos (18.00±4.80) que se subdividiram em G1 - bailarinas que praticam até 3 modalidades (n=10) e G2 - bailarinas que praticam 4 ou mais modalidades (n=7); e GV: voleibolistas (n=17), com idades entre os 14 e 24 anos (18.30± 3.24). A análise da CM foi avaliada através da bateria de testes Motor Competence Assessment (MCA) nos testes de estabilização, locomoção e manipulação. A AF foi avaliada através da bateria de testes do programa Fit Escolas. Os dados foram avaliados através de análises descritivas univariadas. Realizaram-se testes de Teste-t (t), qui quadrado (χ2), teste U de MannWhitney (U) e Shapiro-Wilk. Medidas de tamanho de efeito (Cohen´s d/Phi) foram feitas para complementar estas análises. Na fase de comparação entre diferentes modalidades realizaram-se regressões lineares. Resultados: Na comparação entre bailarinas não se verificaram diferenças significativas, já na comparação entre modalidades, na CM as jogadoras destacaram-se nos testes de manipulação, nos saltos laterais e no shuttle run. Já na transposição de plataformas e no salto horizontal não se verificaram diferenças entre os grupos. No que respeita às variáveis de controlo e co-variáveis, a idade e os METs-min/sem não foram significativos em nenhum dos modelos, no entanto, o IMC mostrou-se significativo para o salto horizontal e pontapear (B=-0.063; B=1.178, respetivamente). Conclusões: O presente estudo sugere que o desenvolvimento da CM está intimamente dependente das experiências motoras realizadas, onde as voleibolistas mostraram melhores resultados nos testes de manipulação saltos laterais e shuttle run. Possivelmente por serem menos expressivos nas modalidades e mais complexos na execução, os testes de salto horizontal e transposição de plataformas, não se mostraram diferentes entre os grupos.pt_PT
dc.description.abstractObjectives: Characterize the motor competence (MC) and physical fitness (PF) in dancers, as well as to compare the MC between dancers and volleyball players. Methods: 34 female subjects participated in this study. Two groups were created: GD- dancers (n=17, practicing several dance modalities), with ages between 13 and 31 years old (18.00±4.80) that were subdivided in G1-dancers who practice until 3 modalities (n=10) and G2- dancers who practice 4 or more modalities (n=7); and GV: volleyball players (n=17), with ages between 14 and 24 years old (18.30± 3.24). MC was assessed through the Motor Competence Assessment (MCA) test battery in stability, locomotion and manipulation. PF was assessed using the Fit Schools Program battery of tests. Data were evaluated using univariate descriptive analyses. T-test (t), chi-square (χ2), MannWhitney's U-test (U), and Shapiro-Wilk tests were performed. Effect size measures (Cohen's d/Phi) were done to complement these analyses. Linear regressions were performed in the comparison phase between different modalities. Results: In the comparison between dancers there were no significant differences, whereas in the comparison between modalities, in MC the volleyball players excelled in the manipulation tests, in the lateral jumps and in the shuttle run. In the platform transposition and horizontal jump there were no differences between the groups. Regarding the control variables and co variables, age and METs-min/sem were not significant in any of the models; however, BMI was significant for horizontal jump and kick (B=-0.063; B=1.178, respectively). Conclusions: The present study suggests that the development of MC is closely dependent on the motor experiences performed, where the volleyball players showed better results in the lateral jump and shuttle run manipulation tests. Possibly because they were less expressive in the modalities and more complex in execution, the horizontal jump and platform transposition tests did not show different results between the groups.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectMCApt_PT
dc.subjectCompetência motorapt_PT
dc.subjectAptidão físicapt_PT
dc.subjectDançapt_PT
dc.subjectVoleibolpt_PT
dc.subjectPhysical exercisept_PT
dc.subjectCoordinative abilitiespt_PT
dc.subjectConditional abilitiespt_PT
dc.subjectDancept_PT
dc.subjectVolleyballpt_PT
dc.titleAnálise e caraterização da competência motorapt_PT
dc.title.alternativeuma comparação entre bailarinas e voleibolistaspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Atividades de Fitnesspt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineCiências do Desportopt_PT
dc.identifier.tid203224655pt_PT
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