Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3205
Title: Da articulação curricular às perspetivas dos estudantes
Other Titles: From curricular articulation to students' perspectives
Authors: Aguiar, Ana Raquel
Fernandes, Fátima
Keywords: Articulação curricular
Interdisciplinaridade
Formação inicial de professores
Prática colaborativa docente
Representações dos estudantes
Issue Date: 2021
Publisher: Bento D. Silva, Leandro S. Almeida, Alfonso Barca, Manuel Peralbo e Regina Alves
Citation: Aguiar, A. R., & Fernandes, F. (2021). Da articulação curricular às perspetivas dos estudantes. In B. D. Silva, L. S. Almeida, A. Barca, M. Peralbo, & R. Alves (Eds.), Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 1753–1759). Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação. https://congreso-xvigp.asocip.com/images/PDF/ATAS_XVI_CIGPP-2021.pdf
Abstract: O presente texto é resultado de uma experiência realizada com alunos do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica de uma Escola Superior de Educação de um Instituto Politécnico do Norte de Portugal, no segundo semestre do ano letivo de 2019/2020. Nesse período, realizou-se a Articulação Curricular entre duas unidades curriculares: uma do âmbito das Didáticas, mais concretamente a Didática do Português, e outra com características de estágio – Iniciação à Prática Profissional 3. Foi feita pesquisa sobre os fundamentos da Articulação Curricular e as suas implicações no processo de ensino e aprendizagem, em geral, e sobre as recomendações das políticas educativas em vigor em Portugal. Trata-se de uma primeira experiência nesta unidade curricular, tanto para os estudantes como para os docentes, apresentando, por isso, um caráter exploratório. Os resultados finais revelam que a Articulação Curricular é vista de forma muito positiva pelos estudantes, que destacam a mais valia da realização de tarefas, de momentos avaliativos e reflexivos comuns. Consideram, ainda, ter mobilizado conhecimentos, capacidades e competências relevantes para as duas unidades curriculares. Salientam, igualmente, a utilização de determinados recursos que, construídos no âmbito de uma unidade curricular, são (re)adaptados à luz da outra, o que possibilita processos de reorganização constantes, tão significativos para futuros profissionais da educação. Do mesmo modo, apontam o desenvolvimento de aprendizagens significativas e que contribuem para a construção de saberes que reconhecem como fundamentais. Além disso, consideram a articulação desejável, por lhes permitir experienciar situações modelares que podem ser mobilizadas para as suas práticas futuras.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3205
ISBN: 978-989-8525-71-0
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