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dc.contributor.authorFaria, Carla-
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Sofia-
dc.contributor.authorFerraz, Marlene-
dc.contributor.authorBastos, Alice-
dc.date.accessioned2023-02-16T14:25:19Z-
dc.date.available2023-02-16T14:25:19Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFaria, C., Rodrigues, A. S., Ferraz, M., & Bastos, A. (2018). Projecto Ancoragem: um programa inovador face ao abandono académico no Ensino Superior. In A. Villa Sánchez (Ed.), Tendencias actuales de las transformaciones de las universidades en una nueva sociedad digital (pp. 493–503). Foro Internacional de Innovación Universitaria.pt_PT
dc.identifier.isbn978-84-15045-19-9-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3207-
dc.description.abstractO es deve promover resultados educativos múltiplos que permitam ao estudante finalizar a sua frequência com sucesso, reunindo competências e capacidades que o preparem para a participação social ativa. Uma questão tem vindo a ser alvo de atenção de investigadores e órgãos de gestão das ies – perda de estudantes. A literatura designa este fenómeno por drop-out e aponta para taxas elevadas no es com implicações para a trajetória desenvolvimental dos estudantes. Face às transformações profundas que o es português sofreu, o drop-out tem assumido contornos distintos, existindo indicadores relativos ao crescimento da perda de estudantes e do insucesso académico. Assim, desenvolveu-se o projecto ancoragem com os objetivos de caracterizar o drop-out; identificar o tipo e motivos de drop-out; e desenvolver medidas de ancoragem e de promoção do sucesso académico. O projecto encontra-se estruturado em três fases: sinalização dos drop-outs; caracterização e identificação dos motivos de drop-out; e desenho de medidas de ancoragem e promoção do sucesso académico. Os estudantes que abandonam são maioritariamente do género masculino, solteiros, do 1º ano, acederam ao es pelo regime geral e de cursos das engenharias/tecnologias, com idade média de 29 anos. Os principais tipos e motivos do abandono são o stop-out e o drop-out; condições pessoais e insatisfação com o curso/instituição respetivamente.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAurelio Villa Sánchezpt_PT
dc.rightsclosedAccesspt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectAbandono/drop-outspt_PT
dc.subjectSucesso académicopt_PT
dc.subjectInovação no ensino superiorpt_PT
dc.titleProjecto Ancoragem: um programa inovador face ao abandono académico no Ensino Superiorpt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.date.updated2022-12-23T18:58:12Z-
dc.description.versionE51F-89A1-B769 | Carla Faria-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-1465598-
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage493pt_PT
degois.publication.lastPage503pt_PT
degois.publication.titleTendencias actuales de las transformaciones de las universidades en una nueva sociedad digitalpt_PT
degois.publication.locationVigo, Spainpt_PT
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ESE - Capítulo de livros

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