Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3212
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAguiar, Ana Raquel Rodrigues da Costa-
dc.contributor.advisorPontes, Adalgisa Castro Maia Pontes-
dc.contributor.authorNovo, Maria João Loureiro-
dc.date.accessioned2023-02-22T11:33:52Z-
dc.date.available2023-02-22T11:33:52Z-
dc.date.issued2023-02-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3212-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractEste relatório realizou-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, que se encontra inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O trabalho apresentado foi levado a cabo num grupo de crianças entre os três e os seis anos, e incidiu na Área de Expressão e Comunicação, nomeadamente no Domínio da Educação Artística, no Subdomínio da Música e, ainda, no Domínio Da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita. Tem como propósito mostrar que é possível utilizar estratégias diversificadas no ato de contar histórias, recorrendo, por exemplo, à sua sonorização, como aqui propomos, cruzando saberes e contribuindo para promover, desde cedo, o desenvolvimento da sensibilidade estética das crianças. Para a concretização deste trabalho, foram delineados os seguintes objetivos: 1) Explorar estratégias para contar histórias, tendo por base os conceitos de timbre, intensidade e altura do som; 2) Contar/ouvir histórias, privilegiando o som e 3) Potenciar a vivência do ato de ouvir histórias, através de explorações sonoras e dramáticas. Optou-se por uma metodologia qualitativa com aproximação à investigação-ação. Foram utilizadas várias técnicas de recolha de dados, tais como: a observação, os registos audiovisuais, os desenhos realizados pelas crianças e a peça de teatro. Depois da análise dos dados, concluiu-se que os recursos sonoros são bastante benéficos na exploração de histórias para crianças. De facto, é fulcral interligar a música com o português, pois é muito enriquecedor para desenvolver diversas experiências junto das crianças.pt_PT
dc.description.abstractThis report was carried out under the curricular unit of Supervised Teaching Practice, which is part of the Masters in Pre-school Education and Teaching in the1st Cycle of Basic Education in the School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. The work presented was carried out in a group of children aged between three and six years old, and focused on the Area of Expression and Communication, namely in the Field of Artistic Education, in the Sub-Domain of Music and also in the Field of Oral Language and Written Approach. Its purpose is to show that it is possible to use diversified strategies in the act of telling stories, using, for example, their sound, as we propose here, crossing knowledge and contributing to promote, from an early age, the development of aesthetic sensibility in children. To carry out this work, the following objectives were outlined: 1) To explore storytelling strategies, based on the concepts of timbre, intensity and sound height; 2) To tell/hear stories, privileging sound and 3) To enhance the experience of storytelling through sound and dramatic explorations. We opted for a qualitative methodology with an action-research approach. Several data collection techniques were used, such as: observation, audiovisual records, drawings made by the children and the theatre play. After analysing the data, it was concluded that sound resources are very beneficial in the exploration of children's stories. In fact, it is crucial to interconnect music with Portuguese, as it is very enriching to develop several experiences with children.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectPortuguêspt_PT
dc.subjectSonorização de históriaspt_PT
dc.subjectExploração sonorapt_PT
dc.subjectPreschoolpt_PT
dc.subjectSongpt_PT
dc.subjectPortuguesept_PT
dc.subjectStory soundingpt_PT
dc.subjectSound explorationpt_PT
dc.titleA importância de sonorizar histórias na Educação Pré-escolar: relato de uma experiênciapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)pt_PT
dc.identifier.tid203229606pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria_Novo.pdf1.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.